Ao homem pertencem os planos do coração...

Ao homem pertencem os planos do coração...

Atualizado: Sexta-feira, 16 Dezembro de 2011 as 11:20

Lembro-me de uma das vezes que fui surfar. Era uma praia praticamente deserta. Perguntei para alguns moradores do vilarejo qual caminho deveria seguir. Então peguei minha prancha e fui pelo caminho indicado. Tudo estava indo bem até me deparar com uma bifurcação. Olhei e precisava de uma resposta. Acabei pegando a trilha que me parecia mais óbvia. Caminhei por mais algum tempo, depois a trilha tornou-se mais estreita e, por fim, acabou bem embaixo de uma jaqueira. Diante daquelas jacas, voltei e peguei a outra trilha que, afinal, me levou à praia.

Provérbios relata que “há um caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte” (Pv 14.12). Ao longo da vida, a história da praia se repete muitas vezes, especialmente quando passamos por conflitos de valores. Não sabemos que direção tomar e somos tentados a obedecer ao que diz nosso coração. Ninguém gosta de se sentir perdido, ou chegar em um lugar e descobrir que não era bem ali que queria estar. Precisamos de orientação.

Estamos o tempo todo fazendo escolhas, mesmo que geralmente não percebamos. Abro a geladeira, e... suco ou refri? As escolhas existem porque somos livres e temos capacidade para pensar no que queremos.

Todos querem chegar sem susto a um lugar seguro. Nos diferenciamos no Reino Animal pela capacidade de pensar e decidir nossa própria vida. No caso de uma carreira, não nascemos com uma determinação biológica para cumprir uma atividade profissional específica. Somos livres e temos uma infinidade de opções diante de nós.

O que quero destacar aqui é o seguinte: você pode traçar os seus próprios caminhos, vivendo como se Deus não tivesse nem aí para isso. Ou pode fazer o convite para Ele participar de tudo em sua vida, inclusive das suas escolhas. Lembre-se: você não está aqui por acaso. Tem um propósito para sua existência, e ele vai se cumprir. E assim será para todos.

_________

Jeverton 'Magrão' Ledo é missionário, autor de “Minha Escolha Profissional — o que Deus tem a ver com isso?” (Editora Vida).

veja também