Arrancando pela raiz

Arrancando pela raiz

Atualizado: Sexta-feira, 1 Abril de 2011 as 9:25

Por esses dias atrás fiz um canal; para ser bem sincera estava morrendo de medo. Se você não sabe qual o fator que pode levar a um canal e como é feito um canal, vou explicar. Quando se está com uma cárie e ela acabou não sendo tratada, por um motivo ou outro, essa cárie inflama, e inflama em um nervo na raiz do dente, e é isso que dá canal. Para fazer um canal o dentista fura o dente com uma broca até a raiz e quando chega ao local ele faz uma agulha penetrar no dente até que essa puxe o nervo inflamado, no fim é feito um curativo que deixa um gosto amargo na boca, mas esse gosto passa, entretanto o meu dente jamais ficará igual (para quem vai fazer um canal: fique tranquilo, não dói, mas tome anestesia).

Pensando sobre isso, vi que a cárie, o princípio de toda essa novela, é como aquele erro que cometemos pela primeira vez, mas não nos arrependemos, nem voltamos atrás e continuamos a cometê-lo. Se tivéssemos parado, não aconteceria nada, mas como insistimos nele vamos inflamando o nosso interior. Fechamos os olhos para o que realmente deveríamos fazer e continuamos a errar e errar. Chega um ponto que dá canal; quando não conseguimos mais prosseguir nessa situação, nos encontramos arrebentados e machucados, enxergamos, então, o tamanho do poço que entramos, nós abrimos os olhos e vemos a única solução: canal.

Ao ponto que nos arrependemos de nossos atos, nosso dentista chega: Deus. Ele penetra em nosso interior, tirando tudo que está inflamado por lá, e Ele vai até a raiz dos problemas. Depois que isso termina, podemos sentir o gosto amargo da consequência do que escolhemos fazer, mas esse gosto passa, entretanto nossas vidas jamais ficarão iguais.

Não deveríamos deixar que as coisas fossem tão alem, mas quando vão, não vamos ficar de olhos fechados para os nossos atos, vamos nos render e humilhar perante o Pai. Afinal, restabelecer o canal entre Ele e nós não dói nada.

Mariana Longo Mendes tem 17 anos, é estudante, trabalha com seus pais na área de Propaganda e Marketing e também escreve poesias.

veja também