Aspectos do chamado - Parte 2

Aspectos do chamado - Parte 2

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens (Mt 4:19).

Ele libertou milhares de hebreus das "mãos de ferro" de Faraó, e os tirou do Egito. Mas antes, se sentiu incapaz. Estamos falando de Moisés. Quando chamado por Deus para essa missão, ele disse que não estava preparado porque não era eloqüente, e as pessoas rejeitariam a sua mensagem. Chegou inclusive a pedir para que Deus enviasse qualquer outra pessoa, menos ele (Êx 3:13).

Quando nos sentimos incapazes de efetuar uma tarefa, procuramos um meio de nos esquivar da mesma. Então, acreditamos em qualquer possibilidade, principalmente, a do fracasso, mas ignoramos qualquer resquício de sucesso. Considerando essa realidade, analisaremos o segundo aspecto do chamado divino, a saber, a capacitação do comissionado. Isso mesmo, o chamado de Cristo produz capacitação. Você lembra o que Jesus falou no versículo 19? Ele disse: Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens.

Quando tomamos a decisão de seguir a Cristo, ele nos capacita para o serviço do seu reino. Todos os que forem chamados, serão, sem dúvida, capacitados! Infelizmente, o medo tem tomado conta de muita gente. Muitas pessoas até confessam: "tenho vergonha e medo de evangelizar, de cantar, de passar um estudo bíblico, de fazer uma visita à alguma pessoa enferma. Não sei fazer nada". Se este é o seu caso, saiba de uma coisa: Cristo trabalha na incapacidade das pessoas! Não se deixe dominar por esse mau, chamado "complexo de inferioridade". Se você ler o texto de Isaías 43:1, verá a seguinte mensagem de Deus para a sua vida: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

Ao mesmo tempo em que não podemos nos deixar levar pelo medo, também devemos cuidar para não sermos acometidos por uma autoconfiança presunçosa. O fracasso de muitos se dá por acreditarem que somente a capacitação obtida na cadeira de uma faculdade os fará ter êxito na obra de Deus. Isso não passa de utopia. Engana-se a si mesmo quem pensa dessa forma. As lições aprendidas nas faculdades nos preparam para o mercado de trabalho, mas somente Cristo nos capacita para a vida espiritual! Foi ele quem afirmou: eu os farei pescadores de homens!

Somente quem é capacitado por Cristo pode suportar, em prol do evangelho, os percalços da vida e a certeza da morte. Aqueles que atendem a esse nobre chamado têm capacidade espiritual para enfrentar com júbilo, a dor, a decepção, a ingratidão e os imprevistos da caminhada Cristã. É Cristo quem lhe capacita a vencer o mal com o bem e a exercer o seu ministério e as responsabilidades que lhes foram confiadas. Ele capacitou os apóstolos, e também capacitará a você, se atenderes ao seu chamado.

Jailton Sousa é missionário da Igreja Adventista da Promessa. Também atua no Departamento de Educação Cristã (DEC) da Igreja Adventista da Promessa, em São Paulo-SP, e colabora com artigos para o site da FUMAP (Federação das Uniões da Mocidade Adventista da Promessa).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições