Avaliação Física

Avaliação Física

Atualizado: Sexta-feira, 8 Abril de 2011 as 11:04

Ai! Ui! Dói aqui... dói ali... Você cuida bem do seu corpo? Você sente dores musculares e/ou nas articulações? Estou perguntando a você porque a cada dia que se passa eu sinto mais necessidade de cuidar de meu corpo. É ele mesmo quem grita pedindo socorro!

Dores musculares e nas articulações causadas pelos vinte e três anos de surf ininterruptos que tenho vivido intensamente. Contudo não tenho dado trégua ao meu corpo e continuo surfando e competindo.

Ontem iniciei um tratamento intensivo com o Dr. Martin S. Thomsen em sua clínica de Quiropraxia. A situação de meu corpo exige um cuidado especial e vamos tentar interromper o desgaste sofrido por algumas vértebras. Sabe o que é pior? É saber que eu poderia ter levado mais a sério esse problema de saúde quando o descobri há anos atrás. Em 2003 eu passei cinco meses no Peru, surfando suas longas esquerdas e consequentemente submetendo meu corpo a um nível alto de exercícios (longas remadas).

Por que será que só cuidamos dos problemas com seriedade quando ele está avançado e nos fazendo sofrer? Que mania é essa? Por que é tão difícil parar para cuidar bem de nossa importante e santa armadura? Sim, nosso corpo é precioso aos olhos de Deus e cuidar bem dele também é uma forma de adorar a Deus.

Não estou falando em cultuar o próprio corpo e sim de cuidar dele como quem cuida com muita gratidão de um super presente recebido de alguém muito especial. Infelizmente estamos sempre muito atarefados e não podemos parar! Sentados por horas em frente dos computadores, nos tornando ociosos e atletas de fim de semana aumentamos drasticamente a possibilidade de nos machucar em plena atividade física.Não sou nenhum especialista no assunto, mas tenho experimentado e colhido os frutos de quem ignorou muitas orientações dos especialistas.

Nosso corpo é muito importante! Se não fosse Deus não nos teria deixado tantas advertências no grande manual da vida, sua Palavra. Vejamos alguns textos sagrados que tratam do assunto:

"Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos." Provérbios 3:7-8 "Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo." Provérbios 4:20-22 "Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo." 1Corintios 6:13 "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." 1Corintios 6:19 "Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio. Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens." Salmo 73:4-5 Nossa casa precisa estar limpa e o ambiente saudável... Assim também somos nós!  Avaliemos nosso corpo e cuidemos dele com alegria e gratidão a Deus.

Marquito Santos é formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, membro da Missão Surfistas de Cristo no Brasil, da Missão Internacional de Surfistas de Cristo, pastor e professor dos jovens da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, além de escrever para o site EmFocoSurf.com.br

veja também