A Bíblia é contra o direito das mulheres?

Diante de uma questão, pastor norte-americano Marshall Shelley esclarece que homens e mulheres são igualmente valorizados por Deus.

Fonte: Guiame, com informações de Ignite Your FaithAtualizado: quarta-feira, 25 de maio de 2016 às 20:09
Deus nos valoriza e nos ama, sejamos homem ou mulher. (Foto: Reprodução)
Deus nos valoriza e nos ama, sejamos homem ou mulher. (Foto: Reprodução)

Estou incomodada porque a Bíblia parece desvalorizar as mulheres. Paulo escreve que as mulheres devem ficar em silêncio na igreja porque é vergonhoso que elas falem (1 Coríntios 14: 34-35). Outros versículos dizem que os maridos são o cabeça da mulher. Isso é realmente o que Deus pensa?

Esta é uma questão que faz alguns cristãos discordarem. Alguns acreditam que Deus, enquanto avalia a todos igualmente, atribui certos papéis para homens e para mulheres, seja no lar ou na igreja. Outros acreditam que Deus não apenas valoriza a todos igualmente, mas fornece igualdade para homens e mulheres no dom de falar, no ensino, na liderança da igreja e no lar.

Aqueles que acreditam nos papéis distintos e específicos para homens e mulheres apontam para os versículos que você mencionou como uma intenção de Deus para todos os tempos e culturas (Essas pessoas são chamadas de “complementaristas”, pois os papéis masculinos e femininos "complementam" um ao outro).

Aqueles que discordam, acreditam que os versículos que você mencionou foram destinados para uma cultura específica do tempo bíblico, quando as mulheres não tinham as vantagens educacionais e culturais que têm hoje. (Essas pessoas são chamadas de "igualitaristas", pois acreditam que homens e mulheres têm igualdade de acesso a todas as funções na igreja e no lar).

Portanto, homens e mulheres têm diferentes papéis ou podem exercer funções iguais? Diante de algumas características, como a força física, que atribui uma vantagem aos homens, e o parto, destinado exclusivamente às mulheres, podemos concordar que existem algumas diferenças entre os papéis. Em outras palavras, com a diferente forma como Deus presenteia pessoas, eu diria que é difícil definir esteriótipos.

O que sabemos é que, os ensinamentos da Bíblia que falam sobre o amor e o cuidado de Deus por nós, não são especificados por sexo. A vida e o ministério de Jesus mostraram isso. Este ensinamento também é encontrado em Gálatas 3:28: “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus”.

Deus nos valoriza e nos ama, sejamos homem ou mulher.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições