Colheitas

Colheitas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

LEITURA BÍBLICA

2 Samuel 22.1-4;18-25

O que o homem semear, isso também colherá (Gl 6.7b).

Nossa vida e a de Davi são muito parecidas. Ao observar o cântico que lemos hoje, pode-se ter a impressão de que Davi só teve gloriosas vitórias, resultados de sua fidelidade constante a Deus. No entanto, as “colheitas”, o resultado de suas ações, nem sempre foram assim, como outros relatos indicam.

Seu adultério com Bate-Seba (2Sm 11) desencadeou uma série de problemas: o assassinato do marido dela; a morte do bebê que os amantes tiveram; um dos filhos de Davi estuprou sua meia-irmã e depois foi morto pelo irmão dela; seu filho Absalão conspirou contra o seu pai e até tomou o trono dele, para depois morrer tragicamente.

Davi, porém, arrependeu-se de seus erros e o Senhor foi misericordioso com ele, permitindo que reinasse até sua morte. Mas as consequências daquilo que ele semeou em sua vida não deixaram de acontecer porque Davi foi perdoado.

O cântico de Davi é prova da graça e misericórdia do Senhor, que perdoou e restaurou seu servo, dando-lhe a honra de fazer parte da genealogia de Cristo. O rei Davi é um dos principais antepassados de Jesus - o Messias aguardado por Israel para sua salvação e também para reinar no trono de Davi, tanto que foi chamado “Filho de Davi”.

As grandes vitórias de Davi não cancelaram os resultados do seu desleixo. O apóstolo Paulo deixou claro que ninguém deve esperar colher algo diferente do que foi plantado (veja o versículo em destaque). Não há como evitar os efeitos maléficos de nossas más atitudes, mas ao mesmo tempo podemos louvar a Deus pelas vitórias e também por sua infinita disposição em perdoar.

Lembre-se que, assim como Deus escolheu um pecador dependente da graça divina para reinar sobre seu povo e ser antepassado de Cristo, hoje escolhe pecadores restaurados para glorificá-lo e transmitir a mensagem da salvação em Jesus - nós! O que você está semeando? - TL

Que tipo de colheita você espera com o que está semeando hoje?

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições