Como vencer um transtorno alimentar

O palestrante de jovens Jim Burns fala sobre como se livrar da culpa provocada por um transtorno alimentar.

Fonte: Guiame, com informações de Ignite Your FaithAtualizado: terça-feira, 26 de abril de 2016 às 21:30
Medite na Palavra de Deus, e você vai começar a se sentir mais merecedor de Seu amor e graça. (Foto: Reprodução)
Medite na Palavra de Deus, e você vai começar a se sentir mais merecedor de Seu amor e graça. (Foto: Reprodução)

Eu lutei contra um transtorno alimentar por um tempo. Passei por um aconselhamento durante alguns meses e estou ficando melhor. Mas eu ainda sinto muita culpa pela forma como feri meu corpo, o templo de Deus. Eu sinto como se eu tivesse decepcionado a Deus, porque é difícil para mim me amar como eu sou, como Ele me fez. O que posso fazer para me livrar dessa culpa?

Você provavelmente já sabe, desde que iniciou o aconselhamento, que as pessoas que lutam contra transtornos alimentares são, muitas vezes, muito parecidas.

Elas são tão perfeccionistas, que nunca podem superar as expectativas sobre si mesmas. Essas pessoas também têm dificuldade em aceitar o amor incondicional de Deus. Parece que você pode ser esse tipo de pessoa.

É por isso que eu não consigo enfatizar o quanto Deus ama você não pelo que você faz, mas pelo que você é — seu filho. O amor e a aceitação de Deus não conhecem limites ou fronteiras. Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para morrer por você para que você possa receber a Sua graça.

Graça e misericórdia são, por vezes, difíceis de aceitar. Graça significa "favor imerecido". Mas o mundo funciona de maneira oposta: Você tem o que merece — nem mais, nem menos. Felizmente, os caminhos de Deus não são os nossos caminhos. Mesmo que tenhamos cometido todos os erros, Jesus Cristo estende suas mãos perfuradas pelos cravos e diz: "Eu te amo". Ele nos ofereceu um favor imerecido.

No lado prático, eu quero oferecer a você três pequenas sugestões:

1. Fique perto de pessoas que mostrem e ofereçam graça. Elas podem ser pessoas do seu grupo de jovens ou apenas amigos especiais. De qualquer maneira, elas devem ser pessoas que mostre o significado do amor e do perdão.

2. Continue no aconselhamento. Lidar com um transtorno alimentar não é fácil, nem aprender a andar na graça de Deus. Se o seu conselheiro é cristão, fale com ele sobre as lutas com sua fé. Se o seu conselheiro não é um cristão, converse com seu pastor ou líder sobre a graça de Deus. Quanto mais você aprender sobre o amor de Deus por você, eu mais você vai aprender a amar a si mesmo.

3. Memorize alguns versículos da Bíblia sobre a graça e o amor de Deus. Aqui estão minhas quatro sugestões:

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

"Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores" (Romanos 5:8).

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (...) Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:35,37).

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1: 9).

Medite nesses versículos, e você vai começar a se sentir mais merecedor do amor e da graça de Deus.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições