Cuidado porque ela é venenosa!

Cuidado porque ela é venenosa!

Atualizado: Quinta-feira, 28 Abril de 2011 as 10:14

As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar. (Provérbios 12:18)

Galera, o versículo já fala por si próprio, porém vamos analisar se nossa língua tem sido usada para curar ou para ferir?

Em uma simples conversa por exemplo, ao comentarmos sobre as atitudes de alguém, dependendo da maneira como falamos, podemos deixá-la mal ou bem perante as pessoas. A lingua pode exaltar e até difamar o caráter de alguém, ela é uma arma perigosa. Isso é pra você saber o quanto é importante termos cuidado com o que falamos.

Esse pequeno orgão do corpo muitas vezes não dimensiona o poder que o mesmo tem, seja nas relações amorosas, entre familia ou amigos. E ainda mais se estivermos sendo movidos pelo rancor, ódio, individualismo e pela falta de amor podemos deixar que a lingua fique ainda mais venenosa. E mesmo sem intenção, dominados por esses sentimentos acabamos ferindo aqueles que nos cercam, tudo isso por não conseguirmos dominá-la.

O número de jovens com a auto-estima baixa, que sentem-se inferiores e isolados infelizmente tem aumentando, uma das palavras que mais temos ouvido falar atualmente é o temido buylling. Pessoas que sofrem com isso não nasceram assim e nem pegaram de ninguém, ele é causado pelos próprios seres humanos, que usam palavras pesadas para magoar o próximo. Crianças, adolescentes e jovens, precisam tratar-se com psicológos, por ouvirem dos outros coisas absurdas que ferem seus sentimentos e as deixam infelizes. Tudo isso, porque as pessoas não sabem usar e controlar suas línguas, as consequências do que falamos podem ser mais graves do que imaginamos.

Abra os seus olhos, pense antes de falar, pois tudo que é dito pode refletir positiva pou negativamente na vida de alguém. Não seja o culpado do choro ou da tristeza de uma pessoa. E sim, seja usado em sua vida, como fonte de bençãos, alegria, sorrisos.

Mais importante do que falarmos, é ouvirmos e observarmos as pessoas, pois com isso ganhamos muito mais, podendo tirar proveito de suas atitudes e aprendermos com elas. Assim quando alguém precisar de sua ajuda e de um conselho, você estará pronto para falar a coisa certa e através disso curar a dúvida e a tristeza de alguém.

De uma mesma boca, podem sair palavras boas ou de maldição. Mas isso não deve ser assim, não podemos ser responsáveis por ferir os sentimentos de alguém. Devemos ter discernimento com tudo que falamos, seja no trabalho, na faculdade ou dentro da igreja. Nós também somos reconhecidos pelo que falamos. Como é possível darmos bom testemunho para as pessoas que não conhecem a Cristo se elas sempre nos veem falando mal de alguem ? Por isso, pense sempre nas consequências do que você está falando.

Que possamos ser conhecidos não como os fofoqueiros, e sim como aqueles que estão sempre prontos a dar uma palavra de ânimo, que ajude as pessoas. Peça ao senhor sabedoria, para que você saiba controlar essa língua que pode ser tão venenosa e ao mesmo tempo tão maravilhosa.

Por Mariana Rodrigues

veja também