Digno... Será?

Digno... Será?

Atualizado: Terça-feira, 21 Junho de 2011 as 10:07

LEITURA BÍBLICA:

Lucas 7.1-10

Não por atos de justiça por nós praticados, mas devido à suamisericórdia, ele nos salvou (Tt 3.5a).

Hoje lemos sobre um centurião, comparado atualmente ao capitão do exército. O cargo exigia homens fortes e íntegros, e o testemunho dos líderes religiosos atesta que, além destas qualidades, ele ainda amava o povo judeu e tinha construído a sinagoga. Este homem merecia a ajuda de Jesus - era “digno”. Aqueles líderes devem ter visto Jesus com pessoas que eles desprezavam e não mereciam sua atenção, como cobradores de impostos e prostitutas.

Mas agora o caso era diferente: eles falavam de um homem digno e merecedor da visita do Mestre. Então, acontece o inusitado. Aquele homem tão bem recomendado manda dizer - nem se atreve a ir pessoalmente - que não merecia receber o Senhor em sua casa e não se considerava digno para encontrá-lo. Acreditava que Cristo poderia ordenar a cura e, mesmo longe, seu servo seria curado. Os líderes tentaram recomendar aquele homem por suas boas obras, mas ele mesmo não se apoiou nelas e colocou toda a sua esperança no poder de Cristo. Jesus, então, elogiou-o por sua fé, e não por suas qualidades.

O centurião, exaltado pelos outros, demonstrou uma humildade surpreendente. Poderia ter usado seus méritos para ter direito ao auxílio divino, mas preferiu confiar nos méritos de seu Senhor. Humilhou-se, e foi elogiado pelo Filho de Deus, que conhece os verdadeiros sentimentos e motivações das pessoas.

Pense agora em sua vida. De quem você recebe elogios e por quê? Pelo que você faz, por quem você é ou por sua submissão ao Senhor?

Você é louvado pelos outros e censurado por Deus ou sabe que Deus aprova suas atitudes mesmo quando todos o condenam? Aquele centurião entendeu que ninguém, nem mesmo uma pessoa tão bem recomendada como ele, é digno e merecedor da atenção e amor divinos. Mesmo assim, o Senhor nos busca e salva quando somos humildes e reconhecemos que precisamos dele. - VWR

A fé em Jesus nos torna dignos diante de Deus.

veja também