Dói, mas vale a pena

Dói, mas vale a pena

Atualizado: Sexta-feira, 17 Fevereiro de 2012 as 10:15

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
“Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa:
“para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. Efésios 6:1-3

A obediência é um dos princípios mais importantes que a Bíblia nos ensina. Enquanto este mundo prega que tudo é relativo e que ninguém manda em ninguém, a Bíblia apresenta inúmeros versículos falando sobre a importância da submissão, da reverência, da obediência.

1. Obediência aos pais

A passagem acima mostra como filhos devem obedecer aos pais no Senhor, honrá-los para ter uma vida longa. Jesus falou que por causa dele, pais iam ficar contra filhos e filhos contra pais (Mateus 10:34), como é hoje por exemplo no mundo árabe quando alguém se converte ao Cristianismo. Mas isso é em alguns casos. A Bíblia diz para você obedecer seus pais no Senhor, ou seja, sob a cobertura de Deus. Este princípio de obediência é crucial se você quer ser um cristão.

Até Jesus foi obediente ao seu Pai!

E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (Filipenses 2:8)

Então [Jesus] foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente[a José e Maria]. (Lucas 2:51)

Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu. (Hebreus 5:8)

2. Sujeitar-se a Autoridades

Sujeitar-se ao professor, aos mais velhos, aos pastores, aos líderes políticos, aos anciãos, etc. Isso não significa fazer tudo que ele fala – por exemplo se o seu líder falar pra você fazer algo errado, não faça. Se o seu vô falar pra você fazer alguma besteira, você não deve fazer. Mas sem contar estas exceções aonde obedecer desagrada a Deus, a sujeição a autoridades é muito importante.

Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus (Romanos 13:1).

Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros (1 Pedro 5:5).

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor (Efésios 5:22).

3. Obedecer a Deus

“Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29

Acima de tudo, obedeça a Deus. Ele se agrada de obediência, e não de sacrifícios. Se você faz muito esforço para ir na igreja, tocar no louvor e ler a Bíblia, mas não ama a Deus com seu coração e não segue seus caminhos, Deus não se agrada disso. Se você obedece os mandamentos de Deus, te garanto que vale a pena.
Por que obedecer?

Deus abençoa quem obedece. Se você é fiel no pouco, Ele vai te dar muito. “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra” (Isaías 1:19).

Você quer vencer o pecado? O caminho é obedecer. “Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.” (Gálatas 5:16)

Se você buscar e obedecer, Deus vai acrescentar o resto em sua vida.”Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

Ainda duvida que vale a pena obedecer?

“Ah, mas é difícil as vezes...”

Vou contar uma história pessoal minha sobre obediência que marcou minha vida. Eu tinha 15 anos.

Estava no colegial, e curtia a vida com meus amigos, tocava sax todos os dias, jogava bola, aproveitava a vida. Um dia, conheci uma menina de 19 anos (4 anos faz muita diferença nessa época). Eu comecei a gostar dela, mesmo sabendo que essa diferença de idade e de mentalidade era muito grande. Mas um dia, meus pais vieram conversar comigo. Eu não tinha liberdade de falar para eles sobre quem eu gostava, ou desse tipo de coisa (hoje eu tenho muito mais, graças a Deus!), mas eles perceberam pela minha cara o que estava acontecendo.

Lembro que meu pai perguntou como que estavam as coisas, quais eram minhas intenções, o que eu queria com aquilo. E então ele falou o que eu mais temia: “Matheus, ela não é sua mulher. Você está no tempo de estudar, de se divertir com seus amigos, não de se comprometer com alguém 4 anos mais velha que você. Você não deve namorar com ela. Deus tem alguém especial guardado pra você.”

Eu fui tomar banho, chorei, e obedeci. Eu tinha 15 anos… Mas essa decisão de obediência permitiu que eu me guardasse até os 23 anos, para a namorada que eu tenho hoje (minha parceira de alma Bruna) e valeu muuuito a pena ter me guardado para ela!

Seja sábio e ouça o conselho dos mais velhos, busque entendimento e honre aos seus pais com sua vida.

Obedecer dói, mas vale a pena. 

Que Deus te ensine como é bom obedecer a Ele que te criou, e que sabe o que é melhor para sua vida.

 

Por Matheus Ortega

veja também