Dormindo no porão

Dormindo no porão

Atualizado: Terça-feira, 31 Maio de 2011 as 2:46

LEITURA BÍBLICA

Jonas 1.1-17

Jonas, que tinha descido ao porão e se deitara, dormia profundamente (Jn 1.5c).

Dos profetas da Bíblia, um dos mais conhecidos é Jonas. Deus lhe dera a incumbência de ir a Níni-ve, alertar o povo daquela cidade dos seus pecados e chamá-lo ao arrependimento. Caso não mudas-sem de vida, Deus destruiria toda a cidade e seu povo.

Jonas não tolerava os ninivitas e suas práticas pagãs; queria mesmo é que morressem, pois eram um povo muito cruel e maldoso.

Seria "bem feito para eles". Por isso, resolveu desobedecer a Deus, embarcando num navio que ia para a direção oposta a Nínive.

No meio do caminho Deus mandou uma tempestade sobre o mar e o navio correu sérios riscos de afundamento. Tudo por causa da desobediência do profeta. Enquanto Jonas dormia no porão, o na-vio o levava para bem longe de onde Deus o havia mandado.

Jonas pensou que conseguiria fugir de Deus. Porém, Deus determinou que Jonas teria de ir a Nínive, nem que fosse arrastado, querendo ou não.

A tempestade parecia capaz de quebrar o navio ao meio. Os tripulantes descobriram que a culpa era de Jonas e perguntaram o que ele havia feito a Deus. Percebendo seu erro, Jonas pediu para ser lan-çado ao mar bravio. A tempestade cessou. Surgiu o grande peixe e engoliu Jonas, que foi vomitado em terra firme e seguiu dali para Nínive (Jn 2.10).

Quantas vezes nós pensamos poder fugir de Deus dormindo "no porão"? Achamos, ou fazemos de conta, que Deus não vai nos alcançar lá. Pensamos poder enganar a Deus, tomando a direção con-trária à sua vontade e indo descansar onde pensamos que ele não nos verá. Mas Deus nos trará de volta. Queiramos ou não, ele nos fará cumprir a sua vontade, cedo ou tarde. Ele, como um pai amo-roso, nos disciplina até que o obedeçamos. Você tem fugido da vontade de Deus? - HS

Não há lugar no mundo onde Deus não possa nos buscar.

veja também