É preciso saber viver

É preciso saber viver

Atualizado: Segunda-feira, 16 Abril de 2012 as 9:26

“Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento.” (Eclesiastes 11:9)

No dia 2 de abril, um homem armado abriu fogo numa faculdade cristã de Oakland, na Califórnia (EUA), deixando pelo menos sete mortos e três feridos. O incidente aconteceu durante a manhã (à tarde no Brasil) na Universidade Oikos. Um rapaz chamado Jordan disse que Goh, o acusado, foi à faculdade com a intenção de atacar um administrador escolar e colegas que ele considerava que o haviam tratado injustamente. O administrador que ele procurava não estava no local, mas seis estudantes e uma secretária foram mortos. As três vítimas feridas tiveram alta na terça-feira (03/04). Conhecidos de Goh disseram que ele havia passado por uma fase turbulenta, perdendo a mãe e um irmão em menos de um ano. Prontuários judiciais mostraram que ele se envolveu em uma disputa com proprietários de um apartamento na Virgínia que o despejaram sob a alegação de atrasar o pagamento do aluguel. (Retirado do site: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/04/ex-aluno-e-indiciado-por-chacina-em-faculdade-da-california.html - Acessado em 05/04/12)

Sete jovens morreram e com eles também foram seus planos, sonhos e metas. Tudo se encerrou num piscar de olhos, literalmente falando. Pessoas que não tinham nada a ver com a revolta do assassino e morreram inocentemente. Muitos se perguntam o porquê disso acontecer. Outros apenas lamentam. Existem ainda pessoas que questionam onde Deus está nessas horas, por não aceitarem certos acontecimentos. E você o que pensaria?

Ouvir músicas, jogar futebol, Xbox, Nintendo Wii, dançar, cantar, tudo isso é muito bom e faz bem para saúde física e mental, claro que feito moderadamente. Um ditado popular ainda diz assim: “Curta a vida porque a vida é curta”. A vida é curta?

Realmente, vendo pelas estatísticas quanto à expectativa de vida no Brasil, a média é de 73,2 anos. Em comparação aos personagens antigos na Bíblia como Matusalém que viveu 969 anos, Jarede (962 anos), Noé (950 anos) e Adão (930 anos), nós não estamos vivendo nem 10% do que eles viveram, logo, podemos considerar nossos anos de vida bem curtos. Enquanto uns vivem muito, outros vivem tão pouco. Alguns sequer chegam a nascer.

A vida passa num piscar de olhos. E se você morresse hoje? Já parou para pensar nisso? O que você tem feito? Quais são seus planos e metas? Essas perguntas deveriam estar em nossos pensamentos a todo instante. Jesus viveu 33 anos aqui na

Terra. Tempo bastante curto, menos da metade da atual expectativa de vida dos brasileiros. Mas ele viveu sua vida com sabedoria, santidade, ensinou, ajudou, curou, exortou e tudo isso porque se colocava na submissão e dependência do Pai. Jesus é o nosso maior exemplo de obediência e amor à palavra de Deus.

Será que é difícil viver como Jesus viveu? Eu tenho uma percepção do seguinte fato: Quero ver você ser cristão aqui no Rio de Janeiro! Não desmerecendo os demais estados do Brasil, mas você conviver com pornografia explícita, prostituição em diversos pontos da cidade, homossexualismo escancarado, bares e boates da tão
famosa “noite carioca”, praias com meninas usando micro biquínis, bebidas à vontade, entre outros entretenimentos da “cidade maravilhosa” é bem mais complicado e mais convidativo não acham?

Não era diferente na época de Jesus. Havia prostituição, poligamia, homossexualismo, corrupção, bebedeira e mesmo assim o nosso mestre conseguiu ser exemplo em meio a uma sociedade corrompida. Sabemos que em 1 Coríntios 10:23 a palavra nos diz que "Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica. Então na própria Bíblia encontramos as respostas para nossas cruéis dúvidas.

Viver em meio ao pecado e não se deixar contaminar por ele é a nossa luta diária. Estamos no mundo, mas não somos dele. Mas em 1 Jo 2:14 vem uma força do nosso manual para vida, onde está escrito assim: “Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno”. Pronto, se a palavra de Deus estiver em nós, se praticarmos o que Jesus nos ensinou e crermos que Deus está conosco em todos os momentos conseguiremos vencer a carne, o mundo e o diabo, nossos três adversários que tentam a todo instante nos desviar dos caminhos do Senhor.

Vivamos a vida com sabedoria e prudência, aproveitemos cada dia com cuidado e atenção e nos apoiemos na palavra do Senhor. Essa é a fórmula para conseguirmos imitar o apóstolo Paulo e dizer: “Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3:14).


Por Diego Barros

veja também