Ensine o pouco que sabe

Ensine o pouco que sabe

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

LEITURA BÍBLICA

Esdras 7.11-28

Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas (Ed 7.10).

Se o presidente da República ordenasse que você deveria ensinar a Palavra de Deus ao povo, você estaria preparado? Talvez você pense que uma ordem assim é muito improvável – mas foi o que aconteceu com Esdras na época da reconstrução de Judá, após o exílio na Babilônia.

O rei da Pérsia ordenou que o sacerdote ensinasse a Lei aos que não a conhecessem (v 25). Esdras cumpriu sua missão, como lemos em Neemias 8. Aquele homem conduziu Israel a uma reforma em seus valores éticos e religiosos, fazendo com que voltassem a cultuar a Deus como ele havia ordenado.

Por que Esdras foi escolhido para esta missão? O versículo em destaque dá a resposta. A tarefa não lhe foi dada sem que o Senhor o capacitasse e estivesse ao seu lado (v 6), mas Esdras teve a iniciativa de buscar esse conhecimento, provavelmente por seu amor a Deus e pelo desejo de obedecer-lhe.

É possível que não sejamos convocados a ensinar a Bíblia a todo o povo brasileiro, mas sim a um grupo menor – nossa família, vizinhos, amigos, colegas... O discipulado (ensino e aplicação da mensagem bíblica) é um privilégio para os cristãos e também uma ordem de Cristo (Mt 28.20). Para ensinar, é preciso que conheçamos bem a Palavra de Deus, mas não é necessário um curso de teologia para isso. Comece lendo e meditando em porções da Palavra todos os dias, aplicando-a em sua vida diária e aproveitando as oportunidades para ensinar a outros o que você já aprendeu.

A Bíblia não diz se Esdras se sentia preparado. O importante é que ele tinha uma vida consagrada ao Senhor e dispôs-se a obedecer-lhe. Deus usou seu conhecimento, suas experiências e sua disponibilidade para levar o povo de Israel a buscar a Deus novamente e da maneira certa. Deus também pode usar sua vida – basta que você se disponha a obedecer. - VWR

Ensinar o pouco que se sabe ajuda a aprender o muito que ainda não se sabe.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições