Escrevendo o nosso futuro

Escrevendo o nosso futuro

Atualizado: Quinta-feira, 14 Abril de 2011 as 2:31

Passamos todo um mês acompanhando as notícias do futebol. De quatro em quatro anos o país todo para, é Copa do Mundo. Os craques, os técnicos, até os juízes também e as nações viram notícias. O comércio se enche de produtos em verde e amarelo e, aonde você vai, tem sempre alguém falando dos jogos. Impressionante! Mas, foi um vídeo que assisti de uma marca de produtos esportivos que me chamou a atenção nesses dias:

Assista o vídeo: WRITE THE FUTURE – NIKE

Além de muito bem feito, a mensagem é interessantíssima, você também achou? A jogada de hoje determina a glória ou a frustração do amanhã.

Trazendo do jogo de futebol para a vida, as decisões que tomamos hoje constroem o nosso futuro. Isso é certo, nossa vida é feita de escolhas, o que optarmos por fazer trará conseqüências, boas ou ruins. Então, precisamos avaliar, mesmo que seja em poucos segundos, em que cada ação ou reação resultará.

Como jovens, também precisamos fazer planejamentos. Como cristãos, precisamos dia após dia do guiar do Espírito Santo, de uma vida de comunhão com Ele, para irmos entendendo quais os planos do Senhor para nossa vida, o que Deus quer que façamos, sejamos e tenhamos. Esses planos só serão cumpridos com fé, pois serão sempre maiores do que possamos fazer idéia, do que o dinheiro que temos no bolso e da nossa própria capacidade natural. Porém, a fé não ignora os planejamentos, da mesma forma que os mesmos não devem frear a nossa fé.

Tenho certeza de que alguma vez você já ficou pensando, viajando mesmo, indo longe no seu futuro, tendo alguns vislumbres e desejando viver aquilo, tornar realidade este sonho. Tenho uma boa nova para você: "não que de você mesmo seja capaz de pensar alguma coisa" (II Co. 3.5). Vamos ler todo o contexto:

"Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós?

Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.

Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.

E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;

Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus"

O que lemos nos versículos anteriores é o apóstolo Paulo falando que não precisava de carta de recomendação, de alguém escrevendo: Paulo é uma bênção, prega bem, chame-o para pregar na sua igreja. Não! Ele disse que os frutos que ele dava provavam quem ele era.

Entretanto, esses frutos, chamados de "sua carta", haviam sido conseqüências de vislumbres e direções do Espírito no coração dele. Paulo disse que sua carta foi escrita não com tinta, ou seja, não com meios naturais, na sua própria força, mas de forma sobrenatural, pelo Espírito.

Muitos jovens querem fazer do seu jeito. Querem dar uma forcinha a Deus, pedem a ajuda de homens, ou ficam aparecendo para eles. Alguns querem pregar, e pensam que devem abrir as portas para si mesmo. Vou lhe dizer algo: o Deus que lhe chamou para pregar, lhe levará ao púlpito no tempo, no local e do modo certo. Deixe Deus fazer sua agenda.

Já dizia o Ap. Bud Wright que quando alguém dos EUA chegava para ele e dizia: "quando vou pregar na sua igreja no Brasil?". A resposta era certa: "quando você deixar de me ligar para pedir que eu lhe agende".

Jovem, deixe o Espírito Santo agendar a vontade de Deus para a sua vida, lhe guiando para está fazendo a coisa certa, do modo correto e no tempo determinado. Escreva o seu futuro com a sua língua, não saindo por aí dizendo (ou twittando) o que você é e faz, seu currículo espiritual. Não é dessa forma! Mas confessando os planos do Senhor, trancado no seu quarto sozinho, chamando à existência o que o Espírito escreveu no seu coração, pensando, visualizando com sua fé o seu futuro, pela inspiração dEle. Ele é o autor, sua língua é o lápis e seu coração o papel.

Nosso objetivo deve ser diferente do que vemos no vídeo, sendo o alvo de todos aqueles craques de bola: sucesso pessoal. Não cresça em Deus para apenas você e o seu próprio nome ser lembrado, exaltado e glorificado. Dê toda a glória a Deus, porque, como Paulo escreveu, é dEle que vem a nossa suficiência. E, também, cresça para abençoar muitos outros.

Para finalizar, reflita no que ele falou no versículo 2: "Antes, a carta escrita pelo Espírito estava apenas secreta no coração, mas chegou um dia em que foi conhecida e lida por todos os homens". Escreva seu futuro hoje para que muitos leiam amanhã e glorifiquem ao autor: Espírito Santo.

Sonhemos os sonhos de Deus para nós. Nunca deixa de sonhar, pois seus sonhos são as suas vitórias antecipadas!

Por Perilo Borba - professor do Rhema Brasil, jornalista e autor de livros voltados para jovens e adolescentes

veja também