Fé sem paciência serve?

Fé sem paciência serve?

Atualizado: Quinta-feira, 8 Março de 2012 as 10:41

Muitos de nós temos uma mesma concepção sobre esperar algo: É muito chato (eu particularmente acho). Eu sou muito regrada, acho legal tudo ter data e hora para acontecer. Amo chegar a lugares e não ter que esperar ninguém que “perdeu a hora”.

Hoje, o ritmo da nossa vida, da sociedade em que vivemos, é tão acelerado que o tempo tornou-se o nosso bem mai precioso, “não podemos perder tempo com nada e nem com ninguém”. 

Precisamos correr, fazer, terminar, concluir, enviar, viver, comprar, vender. Enfim, essa velocidade que o mundo nos impõe, faz-nos achar que esperar muito é chato e parece nos fazer perder tempo, literalmente.

Mas, as coisas com Papai do Céu é um pouquinho diferente daqui, a começar tempo dEle. Por Deus ser atemporal, tudo nEle já aconteceu, Deus já fez todas as coisas, Ele sabe todas as coisas. E nessa velocidade que estamos vivendo sempre nos parece que Deus está “atrasado”. E aí nós voltamos para o começo do texto: Esperar pode parecer muito chato.

Esperar para ir para a África cumprir o chamado de Deus; Esperar para ser ministro do Senhor; Esperar para casar, esperar, esperar... Temos fé que todas as promessas de Deus vão se cumprir em nossa vida, mas onde fica a paciência para esperar que todas as coisas aconteçam?

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus 11.1)

Fé é a certeza das coisas que se esperam, ou seja, a fé está sempre convicta de que tudo o que se espera vai chegar.

Em outro texto, o escritor aos hebreus fala um pouco mais sobre esperar:

“Desejamos, porém, que continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes(lento, moroso, preguiçoso), mas imitadores daqueles que, pela fé e pela paciência, herdam as promessas” (Hebreus 6.11-12)

Devemos ter o mesmo ritmo para esperar as promessas de Deus, quanto temos em nossa vida para viver aquilo que Ele já nos confiou. Decerto todas as promessas de Deus vão se cumprir em nossa vida, porém, se quisermos encaixar o tempo de Deus no nosso, não saberemos esperar como convém. E, assim, vamos desistir no meio do caminho.

É por conta desse “desistir” que muitos mataram os seus dons e enterraram as suas promessas, isto porque a sua fé não soube esperar o cumprimento e desfaleceu.

Quando deixamos de crer, nós morremos. Morrem as nossas sementes, seca o nosso lago, o sol fica mais quente e tudo vira deserto. A Fé é o nosso combustível para terminarmos a nossa carreira, e esperar o tempo certo, nos leva a cumprir tudo em plenitude, do modo de Deus e não do nosso modo. 

Então, quando você pensar em reclamar de Deus porque as coisas não estão acontecendo, ou quiser desanimar porque as promessas estão demorando muito a acontecer, lembre-se que esperar é caminhar ao lado Dele e não à frente.  Descanse, ore um pouco, sorria e seja feliz no tempo que você está hoje!

 

Por Thayanna Cunha

veja também