Ficar perto e tornar-se amigo de Deus

Ficar perto e tornar-se amigo de Deus

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:37

Ainda estou longe de casa e nessas últimas semanas estou hospedado na pousada de um grande amigo, o Ray. Ele e sua família são muito mais que amigos para mim e minha família, são pessoas muito amadas. Isso devido os muitos anos de convivência e experiências que vivemos juntos. Quando estou hospedado aqui me sinto em casa e posso rever muitos outros amigos da praia de Maracaípe.

É sempre bom poder rever antigos colegas de surf, amigos chegados e poder ter um tempo consigo mesmo e Deus. Uma pergunta surge sempre que estou a sós comigo mesmo... "qual o nível de amizade e intimidade que tenho tido com o Deus?"

O homem tem sede de algo verdadeiro e profundo. Sede de uma relação íntima que lhe dê significado e segurança, porém temos uma inclinação para buscar essa satisfação plena em coisas passageiras e terrenas. Surf, sexo, drogas, baladas, grana, sucesso... quantas vezes buscamos a verdadeira satisfação nessas coisas e descobrimos que o vazio é bem maior do que pensávamos?

Assim como nossos amigos, construímos uma amizade verdadeira com Deus a partir de uma busca racional onde decidimos ser seus amigos e o buscamos de todo coração. Diálogo, questionamentos e até desabafos fazem parte dessa relação íntima onde se deve abolir o ritual religioso vazio e adotar a prática da busca diária dessa pessoa maravilhosa e extraordinária que é Deus.

Quantas horas gastamos em busca de nossos "amigos" no facebook, MSN, etc.? Quanto tempo diário é investido à procura de uma pessoa querida em meio aos sites de relacionamento?  Surge então uma pergunta, "como posso estar mais perto de Deus e me tornar seu amigo?". Como sempre fazemos nessa coluna, deixemos a Palavra do próprio Deus nos ensinar. Vejamos algumas dicas importantes nos versículos abaixo:

1. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; Jeremias 29:13-14

2. No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7:37-38

3. Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.  Tiago 2:23-24

4. E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.  Mateus 6.5-7

Devemos entender que Deus é uma pessoa, que ele se revelou em Jesus Cristo e que através do próprio Jesus temos acesso livre ao Pai.

Pense nisso: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. João 14:6-7.

Marquito Santos é formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, membro da Missão Surfistas de Cristo no Brasil, da Missão Internacional de Surfistas de Cristo, pastor e professor dos jovens da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, além de escrever para o site EmFocoSurf.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições