Há tempo para todo propósito

Há tempo para todo propósito

Atualizado: Segunda-feira, 29 Agosto de 2011 as 11:40

Nos últimos dias andei me preparando para a quinta etapa do circuito nordestino profissional onde sou competidor e onde sou responsável pela capelania (aconselhamento com os atletas e equipe de trabalho). Esta etapa acontece anualmente na praia da Tiririca em Itacaré - Bahia. Hoje meu dia foi marcado por mais uma experiência com Deus. Dessa vez tive que mudar radicalmente meus planos.

Um grande amigo meu chamado Dario, alguém muito especial, fará uma cirurgia muito importante nos próximos dias. Eu pensei em estar por perto neste momento e imaginei que ele também gostaria de minha presença. Por isso estive pensativo e orando acerca do que fazer diante da agenda que tenho. Ir ao campeonato trabalhar e possivelmente sacrificar esse tempo precioso com ele ou descartar a etapa e doar meu tempo ao meu velho e precioso amigo? Qual deve ser minha prioridade neste fim de semana?

Nossa tendência é sempre tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Correr, dar atenção às pessoas amadas, cumprir com nossas responsabilidades e assim dizer sim a todos que necessitam de nosso apoio e presença, não é? Mas nem sempre isso funciona!

Hoje, enquanto eu esperava mais uma onda e orava sobre o assunto tive a convicção de que a melhor coisa era entregar minha agenda a Deus, ou seja, fazer o que está mais de acordo com sua vontade. Mas... Você pode pensar: “fazer o trabalho com os atletas não seria também a vontade de Deus?”. Respondo sim! Porém a Palavra do Senhor revela que há tempo para tudo debaixo do céu, tempo para escolhermos caminhos diferentes em ocasiões diferentes.

Existe luz na Palavra sobre este assunto em textos como:

1. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1

2. E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5.2

3. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. Efésios 5.15-17

4. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:2

Este conjunto de versículos da Palavra de Deus me deixaram claro que é tempo de ir à direção do meu amigo. Existem circunstâncias que nos fazem priorizar e escolher um caminho totalmente novo, por isso devemos tomar muito cuidado para investir nossas horas no lugar certo, com as pessoas certas e fazendo as coisas certas.

Por Marquito Santos

veja também