Heroína de Israel

Heroína de Israel

Atualizado: Segunda-feira, 27 Junho de 2011 as 4:53

LEITURA BÍBLICA

Ester 2.1-23

O rei gostou mais de Ester do que de qualquer outra mulher (Et 2.17a).

O livro de Ester foi escrito entre os séculos V e VI a.C. Ele fala de acontecimentos durante o reinado de Assuero, mais conhecido como Xerxes, o rei da Pérsia. Você poderá conhecer os antecedentes desta história nos registros dos livros de 2 Reis, 2 Crônicas, Esdras e Neemias. Através destas leituras, saberá que aí está a invisível mão de Deus, dirigindo reis e nações.

Deus estava preparando Ester para um papel muito importante na preservação do seu povo. Ela conheceu o sofrimento quando ficou órfã, mas também experimentou o cuidado de Deus quando foi adotada e protegida por seu primo Mardoqueu (v 7). Todos estes acontecimentos serviram para prepará-la ainda mais para a grande tarefa que a aguardava. A palavra-chave do livro de Ester é providência e um só pensamento permeia toda a narrativa: livramento.

A explicação está na palavra de Mardoqueu: "Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?" (Et 4.14b)

Ester era linda, ganhou um ano de especial tratamento de beleza e conquistou o coração do rei, desde a primeira vez que ele a viu (v 17). Apesar disso, ela não perdeu a sua natural humildade. Deve ter sido muito difícil morar em um harém, mas ela se submeteu às dificuldades porque Mardoqueu assim lhe pedira. Aceitou também as sugestões de Hegai (v 15), o encarregado do harém, que se encantara com a sua simplicidade.

Muitas vezes questionamos a maneira pela qual Deus nos trata. Mas ele está, na realidade, nos capacitando para tarefas específicas e especiais no futuro. É difícil ser um discípulo humilde e um aprendiz nas áreas de nossa vida em que temos mais talento ou mais firmeza, mas é bom lembrar que quanto mais aprendemos, mais eficientes seremos. Assim, também Deus será mais honrado através de toda a nossa vida. - EOL

A pessoa mais notável é aquela cuja vida Deus dirige.

veja também