Intimidade na Oração

Intimidade na Oração

Atualizado: Quinta-feira, 26 Maio de 2011 as 10:36

"Não andeis ansiosos de coisa alguma. Em tudo, porém sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições pela oração e pela súplica com ações de graças." (Fl 4:6)

Deus tem um propósito a realizar, mas Ele precisa que estejamos dispostos a orar, para que se estabeleça Sua vontade aqui na Terra, esta é a função da oração, preparar um caminho para que Deus realize Sua vontade, por isso o Senhor Jesus "chamou os que Ele mesmo quis para que estivessem com Ele e os enviassem a pregar e tivessem poder para curar os enfermos e expulsar demônios" (Mc 3,13 a 15). Sem uma atitude de oração é impossível estar com Ele. Assim devemos aceitar esse primeiro chamado e corrermos aos pés do nosso mestre, afim de que a vontade do Senhor prevaleça em nossas vidas, como está escrito em 1Jo 5:14-15: "E esta é a confiança que temos para com ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito."

A oração tem o objetivo de nos fazer cumprir a vontade de Deus, estabelecendo-a aqui na terra. Desta forma, devemos conhecer melhor a Sua vontade para que nossas orações sejam agradáveis a Ele e nossos propósitos sejam cumpridos.

A oração é o estabelecimento de um diálogo do homem com Deus, sendo que, devemos estar atentos à resposta de Deus, que vem através de nosso espírito ou através das circunstâncias exteriores. É através da oração que nós colocamos nossas ansiedades nas mãos de Deus, crendo que Ele é poderoso para nos dar paz interior, e resolver nossos problemas da melhor maneira possível para nosso crescimento espiritual.

Quando somos iluminados por Deus, em nossa consciência, de nossos pecados, devemos imediatamente pedir perdão, através da oração, para que sejamos perdoados: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (1Jo 1.9).

Devemos estar sempre orando, para sermos guardados das tentativas de satanás de nos levar ao pecado. Podemos dizer que a oração é o nosso termômetro espiritual. Quando não conseguimos orar, não estamos bem espiritualmente, aumentando assim o risco de sermos tentados a pecar. Isso é falha nossa, pois a palavra do Senhor nos manda vigiar e orar para não entrar em tentação (Mt 26.41).

Precisamos estar conscientes a respeito da oração que é com certeza o elemento principal para vencermos as dificuldades que se levantam no dia-a-dia.

Claro, não posso deixar de mencionar o que Jesus nos transmitiu, declarando que erramos quando não conhecemos as escrituras nem o poder de Deus (Mt 22.29). Jesus já havia jejuado 40 dias e sendo tentado pelo inimigo usou as escrituras para destruí-lo, dizendo: "Está escrito". Precisamos ter a palavra de Deus em nossa mente.

Isso revela em que nível de intimidade estamos diante do nosso Mestre (Mc 12.30).

Tenha intimidade com Jesus através da oração!

Por Pr. Pedro Gomes da Silva

veja também