Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós

Cansei de esperar, quero namorar!

Atualizado: Terça-feira, 17 Janeiro de 2012 as 9:18

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.1 Pedro 5:6-9

 
Agora quero desmontar o texto e meditar parte por parte:


Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus

Isso significa que você deve render a Deus, TUDO o que você é! Isso inclui sua área sentimental. Muitos dizem que entregam tudo a Deus, mas no fundo, deixam de entegar a sua área emocional a Ele. Renda-se a Ele, coloque tudo o que você tem e o que você é a disposição Dele.Obviamente, isso não é fácil de ser feito, por isso exige relacionamento com Jesus. Quanto mai intimidade com Deus você tiver, mai entendimento de como é bom confiar nele. É como uma criança que se lança nos braços de um pai. Ela tem a certeza de que esse pai vai segurá-la.


…para que a seu tempo vos exalte

Aqui deixa bem claro que não é no teu tempo, é no tempo Dele! Não queira apressar o tempo.Olhe para a digital do deu dedo, compare-a com a digital de qualquer outra pessoa e você vai perceber que elas são diferentes. Isso demonstra a criatividade de Deus. Ele não criou robôs nem marionetes. O que quero dizer é que, se Deus nos fez pessoas com características diferentes e você já viu isso na comparação com seu amigo e amiga, porque raios você quer namorar só porque seus amigos estão namorando???? Porque você anseia namorar só porque sua amiga mais nova está namorando??? Amigos meus começaram a namorar antes que eu que comecei com 23. Deus te fez diferente e seu tempo é diferente do dela ou dele! Deus tem o tempo específico para você! O seu prazo de namorar não tem validade! Não vence se você fez 22, 26 ou 30 anos!Faça sua parte, prepare-se espiritual, emocional e financeiramente para assumir um relacionamento.


Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade

Eu sei como é ter vontade de namorar. Andar de mãos dadas, ouvir “eu te amo”, etc. Mas pensar nessas coisas só vai aumentar sua ansiedade e carência. É isso que você tem pensado junto com seu travesseiro?Você alimenta sua carência e ansiedade fazendo isso. Acaba ficando mais vulnerável a ponto de querer entregar seu coração em uma bandeja pra qualquer um que te der um sorrisinho.A ansiedade anula totalmente seu poder de raciocinar se aquela é uma pessoa boa pra você, isso porque você mais quer ter suas emoções supridas do que uma relacionamento que adore a Deus…Sabe porque você deve lançar sobre ele sua ansiedade?


…porque ele tem cuidado de vós.

Deus é o conhecedor de todas as coisas. Ele conhece seu coração mais do que você mesmo e sabe melhor que você o que é melhor para sua vida.Isso nos leva até outro versículo: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7)A paz que excede todo o entendimento é a paz maluca. Como assim? É que mesmo sabendo (racionalmente) que é pra se desesperar você está em paz. É o cara que perdeu o emprego mas não se desespera pois sabe que Deus está cuidando do seu caminhar, ou seja EU MESMO! Sim, meu setor fechou e meu chefe, por mais peso que teve em fazer isso pois desenvolvemos uma amizade, teve que me demitir. No momento, eu estava mais calmo do que ele nessa conversa. Porque? Porque eu sei quem conduz meus passos!

 

Sede sóbrios; vigiai: A repetição de dois termos similares na bíblia nos deixa a entender a preocupação de Paulo em que prestemos atenção em nossa maneira de viver. Poderia traduzir pra: “Fica esperto”, “Abre o olho” ,”seja inteligente”, “fica ligeiro”, etc. Quanto mais conhecimento bíblico e relacionamento com Deus, mais sábio e astuto você fica. Será que em vez de procurar um namorado(a) não é tempo de ficar sábia(o) na palavra de Deus?


Porque o diabo, vosso adversário (…): Não precisa ser um teólogo pra entender quem é que vai tentar te derrubar né? O Capiroto tá loco pra tombar você!
Anda em derredor: Sim, DErredor, ou seja, além do redor. Isso porque ao redor (diferente de DErredor) os anjos do Senhor estão acampados. “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” Salmos 34:7No entanto,  podemos ver que o diabo está só na espera de uma brecha nossa pra chegar batendo pra derrubar.


Bramando como leão: Repare, aqui diz: “COMO leão”. É uma figura de linguagem. Ex. Fulana canta COMO um passarinho. Fulano é forte COMO um touro. Nos dois exemplos, as pessoas foram comparadas com um animal. Da mesma forma, o diabo foi comparado com um leão, mas ele não é! Só existe 1 leão no reino espiritual, JESUS, o leão da tribo de Judá! Eita Deus!!! (Apocalipse 5:5) Mas porque comparar o diabo com um leão? Diz que ele brama como leão. Você já ouviu um leão rugindo? O infra-som é utilizado como uma arma paralizante pelo leão. O espantoso poder do som sobre o organismo e psiquê humano podem causar paralisação e perda dos sentidos. Dá uma conferida num rugido:


(Estava ouvindo com isso fones e nem quis imaginar um leão por perto!)


Pois é! Esse “bramar como um leão” pode se comparar ao momento em que aparece aquele boyzinho de sua escola ou faculdade querendo ficar com você. Você fica paralizada, afinal, o cara é um gatinho. O mesmo vale pra você manão quando aquela menina com certos atributos físicos dá em cima de você!


O malandro do subsolo sempre vai querer bramar como leão pra que você seja presa fácil dele. Afinal de contas, ele está…


Buscando a quem possa tragar: O cara está louco pra nos derrubar, zombar de nossa cara, deixar-nos envergonhados a fim de não cumprirmos o chamado de Deus para nós.Quantas e quantas pessoas deixaram de cumprir o seu chamado devido a pecado? Quantos não abandonaram a espada porque acharam que não poderiam vencer?


Contudo, não é em nosso braço que vem a vitória. Não é em nossa sabedoria que alcançamos triunfo. É através da fé!


Ao qual resisti firmes na fé Fé, como você sabe é crer no invisível. Quando você ouvir os rugidos do capiroto dizendo que você vai ficar pra titia ou que ninguém te quer, lembre-se de quem tem o melhor pra sua vida.


Através da fé é que nós alcançamos a paz que excede todo entendimento como falamos anteriormente.É a sua fé em Jesus que te fará vencer o diabo!

 

sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo: Não, você não é a(o) unica(o) que sofre com isso! Existem muitas pessoas que tem a mesma luta.

 

 

Por Fernando Ortega

veja também