Os mitos da vida de solteiro

Os mitos da vida de solteiro

Atualizado: Quarta-feira, 31 Agosto de 2011 as 10:16

Alguns mitos rondam as pessoas solteiras, divorciadas e viúvas. Vejamos alguns:

Solteiros são solitários

É verdade que alguns adultos solteiros são solitários, mas não são a maioria. O mais solitário é aquele que está vivendo a chamada "solidão a dois". Casamento, segundo o plano de Deus, deveria ser um remédio para o companheirismo, mas em muitos casos não é. Se os adultos solteiros se sentirem sós a igreja está deixando de ser uma família que oferece companheirismo a todos, solteiros e casados (Ef 2.19).

Adultos solteiros querem se casar

Muitos adultos solteiros querem se casar, mas muitos, deliberadamente, optaram por não se casar e para viverem uma vida de dedicação exclusiva a Cristo. Devemos parar de estigmatizar os adultos solteiros que não desejam casar. Celibato também é um dom dado por Deus e devemos lembrar sempre isso à igreja (Mt 19.11,12).

Homens solteiros são irresponsáveis

Alguns são. Então, novamente, alguns homens casados são também! O homem não precisa ser solteiro para ser irresponsável. Basta conversar com as esposas de alguns dos homens casados em sua cidade ou igreja.

Adultos solteiros são sexualmente frustrados

Alguns adultos estão passando por momentos difíceis, especialmente devido à morte do cônjuge ou do próprio casamento. Mas, muitos adultos solteiros estão bem em sua sexualidade e sabem conviver muito bem sem uma vida sexual ativa. No meu ministério com casais vejo muitos maridos e esposas tristes e frustrados em sua sexualidade.

Adultos solteiros têm menos problemas do que os adultos casados

Não é verdade! Apenas problemas diferentes. O celibato e o casamento ambos têm seus conjuntos de problemas. A diferença é que o adulto solteiro muitas vezes não tem com quem compartilhar mais profundamente seus problemas.

Adultos solteiros têm mais tempo do que os adultos casados

Novamente, mentira! Adultos solteiros têm de preparar as refeições, limpar a casa, pagar as contas, comprar mantimentos, consertar o carro, cuidar de crianças (mães solteiras) etc., sem cônjuge para ajudá-los!

Adultos solteiros são uma ameaça para adultos casados

Mentira! Muitos casos de relacionamentos sexuais ilícitos acontecem entre as pessoas casadas. Pecados sexuais não acontecem somente entre pessoas solteiras.

Adultos solteiros não estão completos até que sejam casados

- Outra mentira. Quem dá a um homem ou a uma mulher o sentimento de estar completo é Cristo (Colossenses 1.10).

Adultos solteiros têm mais dinheiro do que os adultos casados

Nos Estados Unidos, por exemplo, 60 % dos filhos de pais solteiros vivem na faixa abaixo do nível de pobreza, e a maioria dos adultos viúvos vive com uma renda fixa baixa.

"O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor." 1 Coríntios 7.32b

Por: Gilson Bifano

veja também