Preparados

Preparados

Atualizado: Quarta-feira, 18 Maio de 2011 as 4:27

LEITURA BÍBLICA

Deuteronômio 1.1-8

Corram de tal modo que alcancem o prêmio (1Co 9.24b).

Conheço alguém que vive horas de tensão antes de apresentar idéias novas perante os diretores da empresa em que trabalha. Por ser jovem, foi escolhido para desafiar a "velha guarda" a considerar novas direções. Ele vive na ânsia de se preparar adequadamente para encarar a platéia de pessoas com muito mais anos de experiência, mas sente confiança e coragem quando pesquisa a fundo seus assuntos.

Você leu hoje que Moisés desafiou o povo de Israel a avançar, da mesma forma como Deus ordenara anos atrás, quando acamparam bastante tempo junto ao Monte Horebe (Sinai) para receber a lei de Deus e chegara a hora de partir para o alvo, a terra de Canaã. Agora, passados os quarenta anos de andanças pelo deserto, onde toda a geração desobediente morreu, a nova geração estava preparada suficientemente para empreender a invasão da terra prometida.

Se demorassem mais nos confortos do acampamento, poderiam perder a coragem de avançar ao desconhecido. Faltava só Moisés repetir a Lei do Senhor, assunto de Deuteronômio, para que soubessem servir ao Senhor na terra prometida a eles, terra a ser reservada para o nascimento do Messias, o Salvador. Ele também relembrou o desafio a Josué, seu sucessor: "Não tenham medo deles. O Senhor, o seu Deus, é quem lutará por vocês" (3.22). Tome para você esta promessa diante de qualquer problema ou dificuldade, esperando no mesmo Deus.

Quando andamos em comunhão com o Senhor, estamos preparados para qualquer coisa, inclusive nossa morte e a volta de Cristo. Certa vez, quando uma criancinha não entendia a morte de seu pai, sua mãe disse:

- Deus o quis e o chamou para estar com ele. Um dia chamará nós todos.

- Mas, mamãe, se não sabemos quando será, não devemos fazer as malas?

"Fazer as malas" espiritualmente é aceitar nossos desafios e correr para alcançar nossa recompensa eterna, recebida do próprio Deus! - TL

Estar preparado é viver em santidade, buscando a cada dia cumprir a vontade de Deus.

veja também