Quanto mais escuro o ambiente, mais brilho tem o amor de Deus

Quanto mais escuro o ambiente, mais brilho tem o amor de Deus

Atualizado: Quarta-feira, 4 Maio de 2011 as 2:55

LEITURA BÍBLICA

Êxodo 33.12-17

Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência (Sl 37.7).

Por mais dificuldades que já tenhamos superado, o futuro ainda pode parecer assustador. Há desafios que requerem conhecimentos, coragem e sabe-se lá o que mais. Na leitura de hoje vemos um homem de Deus preocupado com o futuro - e com razão. No passado passou por crises tremendas, como a luta com o faraó, quando observou os castigos divinos sobre o Egito e a libertação milagrosa de Israel na passagem pelo Mar Vermelho (Êx 5-14).

Mas agora os milhares de israelitas no deserto esperam direção. E Moisés, seu líder, fica indeciso. Pela frente, a marcha para atacar os inimigos em Canaã, seu destino, parece mais desafiadora do que tudo o que viu no passado. Esperava que Deus lhe indicasse um assistente, mas ninguém apareceu. Sem auxílio divino, Moisés sente-se incapaz de prosseguir para a terra prometida de Canaã, onde os pagãos ainda estavam enraizados.

Moisés até lembra Deus de que Israel é seu povo - como se ele não soubesse! No entanto, em amor Deus identifica-se com Moisés para ir com ele e lhe dar descanso. Deus irá adiante, junto com Moisés, e estará também na retaguarda - tudo de que Israel e seu líder precisarão.

Encarar uma impossibilidade e ainda sentir paz parece humanamente impossível - e é! Só Deus é capaz disso. Você tem-se perguntado a razão de tantas dificuldades? Julgaria melhor ter uma vida tranquila, com pleno êxito a cada passo? Mas Deus tem outro alvo: um relacionamento mais íntimo com você, seu filho. Por isso o cerca de tal maneira que você tenha de buscá-lo em oração com mais intimidade.

Ele sabe a hora melhor para você dar cada passo. Em qualquer situação quer dar-lhe tranquilidade no seu íntimo para avançar com a certeza que tudo está nas mãos do Todo-Poderoso. Isto é descansar no Senhor. Entregue-se a ele totalmente para desfrutar da paz, aguardando por ele com paciência, mesmo se tiver razão para preocupações. - TL

veja também