Que legado você vai deixar?

Que legado você vai deixar?

Atualizado: Quinta-feira, 2 Junho de 2011 as 11:32

LEITURA BÍBLICA

1 Crônicas 28.1-10

Você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente (1Cr 28.9a).

Klaus Bonhoeffer, jurista e irmão do mártir alemão Dietrich Bonhoeffer, fez parte do grupo que planejou um atentado contra Hitler e por isso ele foi executado pelos nazistas em abril de 1945. Na Páscoa daquele ano, pouco antes de sua execução, ele escreveu para os seus filhos: "Este tempo de terror, destruição e morte que vocês vivem coloca diante de nós a efemeridade de todas as coisas visíveis. Pois toda a glória das pessoas é como a flor.

Mas é aqui que se inicia a sabedoria e a piedade que se estende por toda a eternidade. Esta é a bênção deste tempo. Não confiem meramente nos sentimentos piedosos, mas aprofundem e firmem-nos. Não permaneçam na penumbra, mas busquem a luz. Cavem profundamente na Bíblia e apoderem-se dela. Então a sua vida será feliz e abençoada". Estas palavras são um testamento de alguém que deixou a vida como fiel testemunha de Jesus Cristo.

A leitura bíblica de hoje registra as palavras de despedida de Davi. Seu reinado de quarenta anos está chegando ao fim. É hora de entregar o trono para o seu filho Salomão conforme o Senhor havia ordenado. Davi apresenta seu filho, o novo rei, aos representantes do povo de Israel reunidos em Jerusalém. Nas suas palavras de despedida ele não enumera tudo o que realizou, apenas lembra ao povo que obedeça a todos os mandamentos do Senhor (v 8a).

Dirigindo-se ao filho, instrui: "Reconheça o Deus de seu pai". Com isso ele quer dizer: Filho, sem o Senhor não há benção. Sem o Senhor todo o seu empenho será em vão. Dê-lhe o primeiro lugar em sua vida. Mais ainda: "Sirva-o de todo o coração e espontaneamente". Este foi o segredo do seu reinado.

Feliz o pai que deixa este legado para um filho, que chega ao final de sua vida e pode dizer aos seus descendentes: Não esqueçam de Jesus. Ele foi a razão do meu viver! - LSch

veja também