Sempre há um Isaque para uma Rebeca

Sempre há um Isaque para uma Rebeca

Atualizado: Quarta-feira, 18 Janeiro de 2012 as 11:45

Hoje vamos refletir sobre alguns pontos da vida de um casal da Bíblia. Não se trata de um casal perfeito, mas Isaque e Rebeca faziam parte da promessa de Deus assim como todos nós. A Bíblia nos conta que Isaque, o filho da promessa, vivia uma vida tranquila. Logo após a morte de sua mãe Sara, Abraão, seu pai, deu ao seu servo de maior confiança (Eliezer) a responsabilidade de buscar uma noiva para Isaque. Abraão orou pedindo que Deus mostrasse a Eliezer quem era a futura esposa de Isaque e Eliezer também orou ao Senhor, pedindo a sua total direção. Deus fez exatamente o que Eliezer havia pedido na sua oração, mostrando-lhe Rebeca. Ela foi escolhida e decidiu ir até Isaque que a tomou por sua esposa.


E hoje eu quero falar com os Isaques e com as Rebecas da nossa geração. O que mais me chama atenção nessa história é que Deus teve exclusividade para escolher Rebeca para Isaque. Vejo que é muito difícil deixar Deus escolher, nós vemos o presente com tanta ansiedade que olhamos alguém que nos chama a atenção e só comunicamos a Deus: “Ahh Senhor, o fulano é uma benção, é a pessoa certa e amém”. A pessoa pode até ser uma benção, mas foi você quem escolheu, baseado apenas nos seus próprios sentimentos. Deus sabe de tudo, ele não vê só o aqui e o agora, Ele vê o futuro.


O seu futuro depende de suas escolhas e se você deixar Deus escolher seu conjugue, certamente você vai desfrutar da plenitude dos sonhos de Deus pra sua vida. Eu vejo muita gente escolhendo e porque a pessoa é uma benção já diz que é de Deus. Cuidado, pois o coração é enganoso. Mas você pode dizer: “Eu já entreguei tudo pra Deus, mas Ele está demorando!”. Entenda que Deus não se atrasa, Ele trabalha no tempo certo. Você Rebeca, já parou pra pensar se está pronta pra receber o seu Isaque? E você Isaque, já tem estrutura pra encontrar a sua Rebeca?


Algo interessante que eu percebi nesta história e já tinha lido sobre esse assunto é que quem foi ao encontro de Rebeca foi alguém em nome de Isaque. Rebeca tinha um brilho especial, tinha características únicas que fizeram dela a escolhida por Deus para Isaque. Ela estava no lugar certo, na hora certa. Muitas meninas acham que é por ser a mais bonita, a mais atraente ou a mais popular que vão encontrar o seu Isaque e assim elas fazem de tudo pra chamar a atenção, pra serem vistas, é como se existisse um “caça-Isaque”. Entretanto, você não precisa correr atrás e nem ser algo que você não é de verdade. Cada uma tem a sua personalidade, o lugar certo e a hora certa pra que o teu Isaque te encontre é no centro da vontade de Deus.


E aos Isaques, buscar uma rebeca não é uma tarefa fácil, não se escolhe pelas emoções. Orando e buscando direção de Deus, você vai encontrar a escolhida de Deus para você no lugar certo e na hora certa. Não tome decisão sob pressão, porque os outros acham que você deve namorar alguém, ou porque você está ansioso. Se você estiver ligado com Deus, orando, pedindo que Ele escolha alguém para você, Ele vai confirmar no seu coração. Você precisa ter um coração limpo e sincero diante de Deus.


Isaque conheceu Rebeca logo após a morte de sua mãe, e a Bíblia fala que com o amor de Rebeca ele foi consolado. Um Isaque e uma Rebeca se unem com propósitos, um pra ser benção na vida do outro. Um casal formado por Deus tem objetivos comuns e não brincam com os sentimentos alheios. Preste atenção! Você só vai colher aquilo que plantar, então semeie uma vida de compromisso com Deus, pois certamente Deus vai ter compromisso com todas as áreas da sua vida.


E aí, você é uma Rebeca ou um Isaque? Eu acredito que pra toda Rebeca tem um Isaque e vice-versa, pois Deus tem prazer em relacionamentos saudáveis e duradouros. Você não precisa contar com a sorte ou com os padrões deste mundo. Você pode contar com o grande Deus, a sua vontade é boa, perfeita e agradável.

veja também