Simplesmente

Simplesmente

Atualizado: Terça-feira, 3 Maio de 2011 as 3:44

Já ouvi alguém dizer: "Viver é fácil, nós complicamos!". Pensando bem, concordo com essa afirmação. Olhando para a vida vemos que tudo tem um real propósito para existir e se cada coisa está no seu devido lugar a vida flui em perfeita harmonia, não é?

Hoje entrei no mar com um sentimento diferente do normal... entrei no mar mais contemplativo, olhando bem para o rosto de cada surfista no pico, sentindo o mar a cada remada e sem tanta fome de onda. Estranho né? Hoje em dia estamos tão acelerados e tão preocupados com o amanhã que perdemos a qualidade de vida do hoje.

Assim que saí do mar me dirigi ao chuveiro onde haviam muitas pessoas na fila e foi lá onde encontrei o personagem que me inspirou a escrever esse texto. Um garoto de no máximo 10 anos de idade, com seus 1 metro e pouco de altura, magrinho, roupas frouxas, uma prancha velha de uma quilha só e o mais interessante, um lindo sorriso no rosto.

O garotinho parecia ser mascote da galera com quem estava. Sua simplicidade me abriu os olhos para enxergar o que precisamos ver diariamente: A vida é um dom maravilhoso que Deus nos deu e precisamos vive-la sem complicar as coisas.

Nós complicamos quando acreditamos que precisamos possui muitas coisas, objetos, bens para viver. Quando acreditamos que só seremos felizes quando realizarmos aquele grande sonho, que nosso real valor está no que dizem a nosso respeito, quando a qualidade dá lugar à quantidade, quando enxergamos as pessoas ao nosso redor como adversários na disputa pelo melhor lugar a cada instante, complicamos muito nossa vida quando deixamos de acreditar que Deus existe, que ele é bom e que cuida de nós a cada instante.

Quando acreditamos que o que temos não é o suficiente para sermos felizes, que a vitória está exclusivamente em nossas mãos, focamos na religião sem ter um relacionamento íntimo e saudável com nosso criador é ai que realmente a coisa começa a ficar feia e complicada.

Aquele que nos criou nos ensina a termos uma vida simples e a simplesmente confira nele e vê-lo atuando a cada instante a nosso favor. Alguns textos bíblicos nos revelam essas instruções que descomplicam nossas mentes e todas as áreas da vida.

Vejamos aqui algumas dicas preciosas de Deus para nós:

"Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas." Mateus 10:16 "Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?" Mateus 6:25 "Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:11-13 "Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição." 1Timóteo 6:7-9 "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Tiago 1:19 Poderíamos meditar em vários outros textos, mas creio que estes já são o suficiente para decidirmos viver uma vida simples e contente. Sempre se pergunte: "Realmente preciso disso, fazer ou até mesmo falar aquilo?".

Se conseguirmos estar contentes com as coisas simples da vida vamos desfrutar muito melhor nossos dias!

Viva simples e seja feliz!

Marquito Santos é formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, membro da Missão Surfistas de Cristo no Brasil, da Missão Internacional de Surfistas de Cristo, pastor e professor dos jovens da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, além de escrever para o site EmFocoSurf.com.br

veja também