Soberano em amor

Soberano em amor

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

2 Samuel 7.18-22

Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores (1Tm 6.15).

Um dia li que certo povo tinha o seguinte ditado: "Há três coisas a temer: o furacão, o terremoto - e papai quando volta do trabalho!" Era temido bem mais pelo seu comportamento que respeitado como chefe de família - um déspota que aterrorizava seus "súditos" com seus caprichos. Fica claro no texto lido que Deus age de maneira bem diferente, apesar de ser o único verdadeiro soberano.

Ele mesmo, o Deus que o rei Davi adorava, revelou-lhe sua soberania. O próprio Davi também era um soberano, investido do poder máximo no seu reino. Reconhecia, porém, que sua autoridade se limitava ao trono de Israel. Como criatura que era, o único soberano pleno era o seu Criador. Sabia que Deus tinha um objetivo com ele como precursor de "Cristo, o Filho de Davi". Além disso, seu povo seria uma espécie de "berço" para o nascimento do Messias, o Salvador da humanidade perdida.

Quando seu filho Salomão foi escolhido para levantar o templo em Jerusalém, seu coração transbordou numa oração fervorosa ao seu soberano celestial: "Quão grande és tu, ó soberano Senhor!". Todavia, esse grande soberano é também amor, e tudo deve ser visto por este prisma, embora nem sempre entendamos as razões do que ele faz. Às vezes não queremos aceitar os planos de Deus quando contrariam nossa vontade. Um dia eu meditava sobre a soberania de Deus, mas pouco depois caí e fraturei o cotovelo direito.

Perguntei-me então: Como pode isto mostrar que Deus é soberano? Foi impossível encontrar qualquer razão para o ocorrido, e mais uma vez consolei-me com o fato de Deus realmente ser supremo e não precisar explicar suas razões. Um dia tudo será esclarecido e Deus receberá a glória.

Paulo escreveu o versículo em destaque diante de muitas situações insatisfatórias que enfrentava nas igrejas, mas sabendo que nenhuma delas escapava à vista do Deus altíssimo. Permanecerá eternamente o único Soberano! - TL

O que me importa o mundo quando sei que Deus é soberano e amor?

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições