Sofrimento e a glória de Deus

Sofrimento e a glória de Deus

Atualizado: Terça-feira, 17 Maio de 2011 as 10:55

QUEM SEGUIA A CRISTO DEVERIA ESTAR PREPARADO PARA TUDO, ATÉ O SOFRER

Luc 9:23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me

Luc 14:27 E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.

Mat 10:38 e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim.

QUAIS IMPLICAÇÕES PARA NOVO CONVERTIDO?

1-Romper com a maneira de viver;

2- A vida deveria ser reorganizada. O centro era o mestre e o caminho apontado por ele

3- Iniciava 3 GRUPOS de pessoas bem distintas uma das outras

OS 3 GRUPOS ERAM:

1-Quem aceitava tornava-se DISCÍPULO;

2-O simpatizante – amava tudo aquilo, mas não há ponto de transformar de vida e de caráter.

3-O consumidor - não ouvia o Senhor, só comer o pão e o peixe e ser curado

NÃO HÁ DISCÍPULO SEM CRUZ

MARCA DE UM DISCÍPULO É A SUA CRUZ

Mar 8:31 Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse.

ATOS 5,40 Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram. 41 E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome. 42 E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.

Rom 8:17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados

RM 8.14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

AS CONSEQUÊNCIAS DO SOFRIMENTO

01) FAZ CRESCER A FÉ E O AMOR

02) NOS FAZ DIGNO DO REINO DE DEUS

03) Destrói o apetite pelo pecado. Orgulho, ganância, luxúria, ódio, falta de perdão, impaciência, preguiça, procrastinação.

2 Ts. 1,3 - Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando, 4 a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais, 5 sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo;

2Tim 1:12 e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.

Heb 5:8 embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu

1Ped 2:19 porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus

I Pe 3.14 Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; 15 antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, 16 fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, 17 porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.

1Ped 4:16 mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome

1Ped 4:19 Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem

QUAL O PROPÓSITO DO SOFRIMENTO DO SOFRIMENTO???

I Pe. 5.10 Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 11 A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos.

1 - aperfeiçoar

2 – firmar

3 – fortificar

4 – fundamentar

Ap. 2.10 Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Ap. 16.11 e blasfemaram o Deus do céu por causa das angústias e das úlceras que sofriam; e não se arrependeram de suas obras.

2Ts 1.4 ...em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais,...

2 Ts 1.12 a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

01 - DEUS É MAIS GLORIFICADO EM NÓS, QUANDO ESTAMOS MAIS SATISFEITOS NELE.

02 - A GLÓRIA DE DEUS E SUA SATISFAÇÃO ESTÃO DE ACORDO?

03 - QUANDO VOCÊ ESTÁ SATISFEITO NELE, ELE É GLORIFICADO POR ESSA SATISFAÇÃO

O SOFRIMENTO GLORIFICA A CRISTO

2Ts 1.4 ...em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais,...

2 Ts 1.12 a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. Irgledson Irvison Galvão é pastor de jovens na Igreja Adventista da Promessa, em Campinas (SP) e pratica esportes radicais como surf e skate.

veja também