Surfando na lama

Surfando na lama

Atualizado: Sexta-feira, 27 Maio de 2011 as 10:07

Ontem fui surfar, a chuvas trouxe consigo o vento terral e o mar estava liso, completamente glass. Ao chegar ao pico, onde geralmente rolam os campeonatos aqui na cidade, fui barrado por um acontecimento intrigante.  Toda chuva escoou para o mar levando consigo o lixo e a fossa produzida por milhares de habitantes, a cena foi triste. Eu nem sai do carro. Lamentei e fui resolver outros pontos de minha agenda diária.

Algo me chamou à atenção, dois surfistas "os únicos no mar" estavam surfando bem em frente da cachoeira de lama que fluía para a água salgada intensamente. Os caras estavam surfando na lama literalmente.

Lembro-me que quando moleque eu surfava num pico chamado Forte de Pau Amarelo e lá nos dias de muita chuva compartilhávamos o espaço com muito lixo e até alguns animais mortos. O tempo foi passando a maturidade chegando e junto com ela a consciência do perigo em surfar na "lama".

Ninguém gosta de surfar numa água suja, poluída nem numa praia cheia de lixo. Fugimos de tudo isso, procuramos outro pico. Mas me surge à mente uma pergunta: "E se o lixo estiver dentro de nós, em nossos corações e mentes? Não vai adiantar mudar de lugar! Quando nossos corações estão cheios de lixo, podemos estar surfando em Fernando de Noronha, mesmo assim haverá o mau cheiro produzido por atitudes fruto de um coração egoísta, uma mente apodrecida pela inveja e amargura. Quantas ações suas têm sido reprovadas por sua consciência? Você consegue ouvir a voz de Deus te orientando a fazer uma boa faxina no seu interior?".

Certa vez Jesus declarou que o que realmente importa é estar limpo por dentro. Ele falou isso sem meias palavras para um grupo de religiosos cheios de vaidade e inveja. Um grupo chamado de Fariseus. Bem vestidos, conhecedores das escrituras, contudo eram cegos guiando outros cegos. Jesus Cristo fez uso do poder para enxergar o que havia dentro daqueles homens e soltou o verbo dizendo: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia. Assim, também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade". Mateus 23:27-28

É toda hora é hora de olhar para o nosso interior e fazer uma boa faxina com a ajuda de Deus. A hipocrisia, ou seja, os usos de máscaras e até mesmo de um bom perfume, não enganam a Deus.

Pense nisso: "O que encobre as seus pecados jamais prosperará; mas o que os confessa e deixa alcançará misericórdia". Provérbios 28:13

E ai? Vai buscar a transparência e a pureza ou surfar na lama o resto de sua vida? Eu já fiz a minha escolha faça a sua.

Marquito Santos é formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, membro da Missão Surfistas de Cristo no Brasil, da Missão Internacional de Surfistas de Cristo, pastor e professor dos jovens da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, além de escrever para o site EmFocoSurf.com.br

veja também