Tal pal tal filho

Tal pal tal filho

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

O que é mais bonito que ver um surfista executando um surf de linha perfeita? Respondo dizendo: "É vê-lo surfando ao lado de seu filho, o herdeiro de seu talento".

Hoje em dia não tem como tocar nesse assunto sem lembrar-se de exemplos claros como: Wagner "Vala" Pupo e seu filho Miguel, Ricardo Toledo e seus filhos Matheus e Felipe, Dino Andino e seu herdeiro Kolohe, entre muitos outros exemplos.

Diante dos muitos exemplos quero destacar duas figuras importantes na história do surf brasileiro, Fabio Gouveia e Ian, seu filho caçula. Fabinho dispensa comentários pois é um dos grandes heróis do esporte no Brasil, desde que conquistou o título mundial amador em Porto Rico e escancarou as portas do Circuito Mundial com muita raça nos trazendo inúmeras razões para crer que podemos sim ter um campeão do World Tour.

Ian Gouveia é um dos mais talentosos integrantes da novíssima geração de surfistas profissionais no Brasil. Ele já revela para o Brasil e para o mundo que irá levar adiante a busca pelo tão sonhado título mundial quase alcançado por seu pai. Contudo, além do super talento sobre a prancha, as coisas mais importantes que Ian herdou de seu pai foram a simplicidade e o carisma.

Tal pai tal filho! Sempre carregamos em nosso DNA informações importantes que revelam ao mundo de quem somos filhos e filhas, não é? Pensando nisso, quero espiritualizar nossa conversa fazendo duas perguntas:

1. Se somos filhos de Deus, como devemos viver?

2. Em que você mais se parece com seu pai celeste?

Segundo a Bíblia, os filhos de Deus revelam traços de seu caráter e de sua pessoalidade. Vejamos alguns textos que no ajudam a entender tudo isso e a conhecer melhor essa relação "genética" entre o Pai do céu e seus filhos aqui na terra:

"Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." Mateus 5: 9 "Jesus veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;" João 1:11-12 "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Romanos 8:14 "Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados."  Romanos 8:17 "Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;" Gálatas 3:23 "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;" Efésios 5:1 "Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas. Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia." 1João 3:10-13 Pois é galera! Os filhos de Deus trarão em seu DNA as mesmas características do Divino Pai. Coisas como a Paz, a Justiça e o desejo de imitá-lo serão marcas evidentes de que fomos meras criaturas, mas que hoje fomos transformados em filhos através do "Filho mais velho", ou seja, Jesus Cristo.

Pense nisto: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." 1João 5:3-4.

Foto: Fábio Gouveia (Pai) e Fábio Gouveia (Filho)

Marquito Santos é formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, membro da Missão Surfistas de Cristo no Brasil, da Missão Internacional de Surfistas de Cristo, pastor e professor dos jovens da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, além de escrever para o site EmFocoSurf.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições