Tentação

Tentação

Atualizado: Segunda-feira, 26 Setembro de 2011 as 12:09

Eu queria falar um pouquinho com vocês hoje sobre um assunto que geralmente é deixado de lado por muitos. Porém, é algo muito importante para a nossa vida espiritual, é algo que sempre fará parte de nossas vidas. Esse é um texto que eu, pela misericórdia de Deus, escrevi há algum tempo; porém, até hoje, Deus ainda fala muito comigo através dessas palavras que Ele colocou no meu coração. Por isso, eu peço a Deus que Ele também fale contigo, para honra e glória do Senhor. Amém? Diz um amém bem forte aí pra eu escutar daqui de casa! (rsrs)

A tentação é o ponto inicial que se leva ao pecado, porém... nem sempre podemos entender por isso. A tentação pode também ser entendida como uma provação de Deus na sua vida.

Na Epístola de Tiago podemos ver isso:

Tiago 1:12

Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Nesse versículo podemos ver claramente que, através da tentação, nós somos provados para que possamos receber a nossa benção. Como Deus irá se alegrar se não nos alegramos em ser obedientes a Ele? Gosto sempre de parafrasear tudo (mania ,rsrs), então vamos seguir um exemplo: Você é uma criança e tem um pai (obviamente). Seu pai o ama e faria de tudo por você, mas, quando você erra com ele, ele fica triste, mas não o deixa de amar, aliás, você é o filho dele. Mas se você o deixa contente, obedecendo a ele, ele ficará contente também e te recompensará, seja com um beijo, ou com um “brinquedo”. Da mesma forma podemos passar para o nosso dia-a-dia, Deus se alegra quando somos obedientes a Ele.

Não precisamos ceder a pressão da tentação. Em Mc 1:13 diz: E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. Durante 40 dias, Jesus foi tentado por Satanás, e ele não cedeu à tentação, e se manteve firme. Satanás, chegando-se a Jesus, tentou o dizendo: Se tu és mesmo filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

Em sua infinita sabedoria, Jesus respondeu que não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

Satanás também usa a Palavra de Deus para nos tentar, para nos confundir, Ele disse a Jesus quando o transportou para o Pináculo do Templo da Cidade Santa: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces.

E Jesus novamente não cai na tentação de Satanás, não se deixe confundir, você possui o seu Espírito Santo para te tirar de certas situações. Então Jesus responde: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.

Na terceira tentativa, Satanás mostra-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e fala que daria a Jesus tudo se prostrado, adorasse a ele. E Jesus diz: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás. E os anjos chegaram e o serviram. Quando Jesus foi tentado a transformar pedra em pão, ele necessitava de alimento, mas aquele não era o jeito certo de obtê-lo.

Sua provação pode vir de certas maneiras. No deserto Jesus foi provado, e ele “passou nesse teste”, então os anjos chegaram e o serviram. Em nosso dia-a-dia temos varias tentações que nos abalam, mas se você persistir em não aceitá-la, em se abrir com Deus falando que não aceita nenhum mal na sua vida, e se esforçar, você deixa seu pecado. Lembre-se sempre, quanto mais pecado, mais longe você fica de Deus. O pecado sempre afastou e sempre irá afastar o homem de Deus. Abra seu coração com Deus, quebrante-se, conte pra ele que sozinho você não consegue, mas dê o seu melhor, muitas tentações não acabam de uma hora pra outra, você aos poucos deve ir aprendendo como parar com aquilo, saiba discernir quando é o Espírito Santo que está falando ao seu coração sobre sua tentação/pecado ou se é o inimigo tentando lhe culpar.

Peça a Deus discernimento, peça a Ele força nessa jornada de santificação.

Tg 4:7

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Aqui estão algumas palavras para você meditar:

- Mt 4:1-11

- Tg 4

- Sl 141

Paz, queridos!

Por: Átila Alencar

veja também