Tirando dúvidas e matando a sede

Tirando dúvidas e matando a sede

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Bom dia galera, que o Senhor Jesus console, cure, levante, desperte, inspire e dê graça, muita graça! Como dizem por ai que esse blog continue sendo uma bênção na vida das pessoas, inclusive na minha, que o Pai seja com o Fê, a Pati, a Lê, Matheus, Gerson, Samu e todos que se atrevem a falar aquilo que ouvem, sentem e vivem com Deus. Que vocês perdoem as falhas, suportem a nossa falta, e nos ajudem, pois somos o corpo de Cristo e um dia todos nos encontraremos ok!

Não pensem que vou falar de alguma mensagem subliminar escrita ALODIABO no rótulo da coca, eu não sou encanado com isso não, aliás curti muito a nova campanha, que pode ser tema de pregação em qualquer igreja 'Existem razões para acreditar. Os bons são a maioria.' Muito fera. Mas acho que a coca é do diabo mesmo porque á a primeira coisa que agente pensa em cortar quando vamos fazer um jejum, enfim…

Semana passada eu falei sobre a razão da nossa fé, é meio estranho colocar essas duas palavrinhas juntas para algumas pessoas razão/fé, uns são cabeçudos demais e querem as provas, pedem pra Jesus fazer o milagre senão não vale: Se eu não enfiar o dedo no buraco da mão de Jesus não creio! Eita Tomé, ainda bem que Jesus é Jesus. Outros não têm respostas para defenderem, provarem ou mesmo levar outros a crerem, são cegos, estrão distraídos com muitos milagres e até manifestações demoníacas, conhecem o espiritual mas não entendem.

Quando penso em evangelismo, em falar para alguém a razão pelo qual creio nas coisas que falo e vivo, sempre penso num versículo:

Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós I Pe 3:15

E de vez em quando surge alguém com perguntas, eu prefiro pensar que a pergunta é como uma sede, por mais que ela venha recheada de más intenções se você oferecer uma coca-cola com certeza vai deixar a pessoa contente, vai matar a sua sede. Vocês mandaram um monte de respostas e eu curti muito, alguns pediram as minhas, entendam que estou a cada dia aprendendo, aliás, aprendi um pouco mais com vocês! Valeu manos e minas! Vamos às minhas respostas, tenham misericórdia de mim e se eu errar me ajudem, pois foi o que eu respondi na ocasião. Caras eu não sou um teólogo, gosto da simplicidade na hora de explicar, porém isso não quer dizer que não devamos estar respaldados da bíblia, então vamos estudar certo.

- Porque o diabo quis ser maior que Deus? O que aconteceu com ele depois disso, isso poderia ter acontecido?

Realmente a bíblia não fala claramente sobre esse assunto, mas dá pra entender bem que satanás, chamado Lúcifer, não poderia ter feito o que fez, as principais referencias estão no livro de Ezequiel 31 , que fala de uma analogia sobre a Assiria, mas se entende que fala do diabo quando lemos Apocalipse 12, e o que ele quis foi ser mais alto que Deus, puxar o tapete sabe como é? Deus então mandou o diabo para Terra, mas o cara não era qualquer coisa no céu, ele persuadiu com sua lábia, igual uns maninhos fazem com as garotinhas da igreja, 1/3 dos anjos, que foram expulsos com eles e hoje são nossos amigos os demônios! Diferente do que falam, o inferno é a prisão de satanás e não sua casinha amada, aliás Jesus é quem tem a chave dessa casa depois que morreu e ressuscitou.

- Todas as coisas más que acontecem são o diabo que faz?

Eu queria que fosse, mas não, o homem tem essa infeliz capacidade de fazer o mal, e desde pequeno, essa é a chamada natureza pecaminosa herdada de Adão, mas ele também é capaz de fazer o bem! 'Os bons são a maioria!' Huahuha, é o que Jesus veio nos ensinar, mas ainda sim existem influências malignas diretas e indiretas, pois o diabo não precisa por uma arma na sua mão para te induzir a fazer o mal, ele cria muitas situações, e ainda pessoas que são possuídas por demônios, que eu acredito ser a minoria.

- Porque Deus mesmo sabendo de tudo permitiu que o homem sofresse até hoje?

Deus quando criou o homem não criou uma marionete, o homem era perfeito e este mesmo cabeçudo homem escolheu desobedecer, estamos preocupados em culpar a Deus, e tiramos nossa responsabilidade das coisas, somos culpados sim de muitas coisas e a maioria das desgraças e maldades de hoje são consequência de uma VIDA LOKA que o homem escolheu ter. Não vejo Deus como um tirano, mas como alguém que ama, ama tanto que desde a antiguidade mostrou como seu plano em mudar essas coisas seria perfeito e maravilhoso em Jesus, e quando esse veio, mostrou exatamente como o homem deveria ser, e é incomparavelmente melhor, ele nos deu a resposta para acabar com o sofrimento, a dor , o preconceito, a guerra, mas o que nós fizemos?

- Me explique como Jesus, Deus e o Espirito Santo são pessoas diferentes mas são um.

Heita perguntinha que quebra os crentes hein, gosto de explicar sobre a água, que existe na forma gasosa(vapor), sólida(gelo) e líquida(água). Tudo continua sendo água mas têm propósitos diferentes. Jesus quando colou na terra explicou bem sobre essa diferença, ele falava sobre seu criador, seu pai que estava nos céus, e que Ele enviaria o seu Espírito depois que voltasse para casa. Gosto de olhar para igreja e imaginar a trindade, ela deveria falar a mesma coisa, ser uma só, mas com características diferentes. Vamos dividir assim, Deus o criador de todas as coisas, Jesus seu filho que era a sua palavra que veio em carne na terra e o Espirito Santo que é a manifestação do poder de Deus na Terra. I Jo 5:7

- Jesus estava desde o começo da criação?

Com certeza, no capitulo 1 de João fala que Jesus estava no principio com Deus, que ele era a palavra e que se fez carne e habitou no meio de nós e que todas as coisas foram criadas por feio Dele, e em Apocalipse diz que ele é desde o principio.

- Por que nossa bíblia tem os livros que tem, quem estabeleceu que fosse assim?

Ótima pergunta, isso foi determinado por homens, porém debaixo de muito estudo, existem uma série de comprovações para se determinar se um livro realmente foi inspirado por deus ou não. A bíblia que vem do grego biblos = coletânea de livros foi escrita por mais de quarenta autores e foi escrita num período de mais de 1300 anos desde de seu primeiro livro Gênesis, escrito por Moisés ao último, Apocalipse escrito por João. Esses autores eram muito diferentes em conhecimento, em situações e em experiências de vida, mas quando se comparam cada livro existe uma série de semelhanças que tornam suas escritas confiáveis. Por exemplo, o próprio Jesus citou vários livros do velho testamento, e falando nisso muitos deles relatam profecias que se cumpriram 100% na vida de Jesus o que fazem eles e o próprio Jesus serem confiáveis. Mas não é somente isso para serem considerados inspirados, precisa condizer com o tempo cronológico histórico, por exemplo, se um diz que o Rei Davi veio depois de Saul e outro diz que foi o contrário, mas em outros três dizem que Davi foi depois de Saul, então este outro provavelmente está errado. Pode-se usar esse mesmo critério para doutrinas, nem todas as bíblias são iguais, a católica por exemplo, têm os Apócrifos que não são considerados por nós como inspirados por haverem divergências.

- Podemos acreditar na tradução da bíblia?

É mais fácil acreditar na bíblia do que se declarar ateu, estou lendo um livro que eu ganhei da minha lindinha 'Em defesa de Cristo' do Lee Strobel, um ateu que ficou impressionado com a mudança de sua esposa depois de se converter e foi investigar as provas da existência de Cristo, taí hoje firme na fé claro! A cultura hebraica era muito regrada quanto a escrita, seus Reis anualmente liam as leis mosaicas para todo o povo, seus sacerdotes decoravam o velho testamento inteiro, e quanto ao novo, temos os originais em grego, para a qualquer momento tirarmos uma dúvida sobre uma palavra duvidosa na tradução da nossa língua. È claro que é fácil ter conclusões precipitadas lento textos isolados e principalmente sem conhecer o velho testamento, mas isso é relaxo de hoje em dia, a bíblia é muito mais confiável que muitos livros históricos.

E foi assim que eu respondi as perguntinha que me fizeram, eu sei que tem muito mais chão, mas ainda temos outros dias pela frente certo, não vou me cansar de aprender com Ele, ontem estava pedindo perdão pela minha falta, estou mais relaxado, preciso voltar a ter aquele gás que eu tinha com o estudo da palavra.

Dicas pra nós: Se eu não procurar o conhecimento, vou apenas conhecer o que oferecerem numa bandeja. O problema é que mesmo um banquete do rei pode ser pior que um prato de legumes.

Por Márcio Michel

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições