Vasos moldados

Vasos moldados

Atualizado: Quinta-feira, 15 Dezembro de 2011 as 3:47

LEITURA BÍBLICA

Jeremias 18.1-12

Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos (Is 64.8).

No texto que você acabou de ler, Deus pede a Jeremias que vá até a casa do oleiro, pois falaria com ele naquele lugar. Era um encontro marcado. O profeta não duvidou. Foi. Na realidade, não tinha outra alternativa – para compreender a mensagem de Deus, tinha de obedecer. Foi na casa do oleiro que Jeremias viu o que Deus pode e quer fazer na vida de uma pessoa, família, cidade e de um povo. Ele está interessado nas pessoas, para moldá-las e transformá-las.

Estar pronto a ouvir a Palavra do Senhor e obedecer a ela é de extrema importância na vida do cristão. Recusar é infelicidade. Deus quer fazer maravilhas, mas primeiro é preciso levantar-se e ir “à casa do oleiro”, ou seja, aonde Deus mandar – obedecer. Ele quer transformar sua vida, ajudar, fazer tudo de novo, como o oleiro com o vaso estragado: ele o refez e moldou um novo vaso de acordo com a sua vontade.

Refeito o vaso, Jeremias recebeu a grande responsabilidade de dizer aos habitantes de Judá que eles deveriam converter-se das suas maldades: deixar seus caminhos maus e corrigir suas ações. Era uma mensagem veemente! Ela foi anunciada pelo profeta em diversas ocasiões: "Corrijam a sua conduta e as suas ações" (7.3a); “Converta-se cada um do seu caminho mau e de suas más obras" (25.5a); “Obedeçam ao Senhor, ao seu Deus" (26.13b); ou seja, o povo deveria converter-se ao Senhor e deixar de seguir outros deuses e prestar-lhes culto (35.15a).

Esta também é a mensagem que cada pessoa que deseja seguir a Cristo é chamada a pregar, quando refeita num encontro pessoal com o Senhor. Essa experiência de renovação espiritual faz do cristão um vaso de bênção, anunciando que o único caminho para uma vida melhor é o Senhor Jesus Cristo.- JG

Permita que Deus o transforme num vaso novo, apto a anunciar a salvação.

veja também