Você deve fazer além da média

Você deve fazer além da média

Atualizado: Quarta-feira, 24 Abril de 2013 as 2:26

 

O texto abaixo se constitui numa reflexão em tópicos dos principais assuntos do tema.
 
Lucas 17.10 - Depois de fazerem tudo o que foi mandado, digam: “Somos empregados que não valem nada porque fizemos somente o nosso dever.”
 
É meio forte essa frase de Jesus neh? Porém a grande verdade é que ela é uma verdade incontestável, pois o reino de Deus necessita de pessoas excelentes, acima da média e não medíocres servos que não valem de nada.
 
destaqueTem pessoas que caem na rotina da mediocridade.
 
Medíocre, como já tenho dito em outros textos, é uma pessoa mediana, abaixo da excelência, que está na média. Esse alerta é para aqueles que estão na rotina da mesmice, da zona de conforto. É um alerta para que você acorde desse sono onde você está aconchegado no seu mundinho e ali vive tranqüilo. Siga as palavras de Jesus e faça além do que é pedido a você. Inclusive, quero fazer um alerta aqui e abrir seus olhos com esse negócio de “faço o melhor que posso”. Gente, isso é a maior expressão de mediocridade do mundo, pois você mesmo está afirmando que não está dedicando 100% do seu esforço, mas sim, está apenas fazendo o que lhe convém fazer para depois cair nessa desculpa de que “está fazendo o melhor possível”. Isso é uma MENTIRA. Não está fazendo o melhor possível. Está fazendo o que melhor lhe convém. Quer uma dica? Opte por pegar pesado, faça além das expectativas. Faça o melhor possível, mesmo quando ninguém vê. Cuidado com esse negócio de varrer para debaixo do tapete. Tem muita gente que vive num mundinho encantado porque não quer radicalizar com sua vida e vive sempre aconchegante no seu mundinho de mesmice. Ouse coisas maiores. Saia da rotina de mediocridade.
 
Tudo está indo bem, porque fazer além...?
 
Gente, é tão interessante quando você mexe na zona de conforto das pessoas. Elas geralmente inventam milhares de desculpas esfarrapadas dizendo que estão bem assim, porque mudar? Tudo está indo bem assim, porque aceitar esse conselho doido de ir alem? A verdade é que acabamos nos acostumando com a mediocridade e ficando cada vez mais apáticos com nossas expectativas de mudanças. Deixa eu lhe falar uma verdade. Se você pensa assim, tome vergonha na cara e vai em busca de seus idéias. Dizer que não há mais nada a ser feito por você ou então afirmar que está bom assim, porque fazer além é para pessoas que não vislumbram um perfil de excelência em sua vida. Veja bem:
 
Quer dicas de como ir além da média?
 
Faça aquilo que é mais difícil pra você.
 
Não faça as coisas fáceis, porque isso você já faz todos os dias.  Faça as coisas difíceis e que lhe demandam mais esforço, pois é geralmente esse tipo de tarefa que lhe ajudará a buscar a excelência no que você faz ou deseja fazer. No caso do adolescentes, quando lhe é pedido para ler na igreja um versículo, leia. Enfrente o medo. Fazer uma oração? Tire de letra ensaiando no espelho. Na escola ou no trabalho? Cara, se apresente para detalhar o trabalho para toda classe. Faça aquilo que é mais difícil pra você, porque as fáceis você já faz.
 
Torne-se conhecido pelo que você faz e não pelo que deixou de fazer.
 
Infelizmente tem muitas pessoas que são conhecidas pelo que deixaram de fazer ou então pelo medo de não fazer absolutamente nada. É preferível que você seja conhecido pelo cara que tentou fazer algo e não deu certo do que ser conhecido pelo fracassado que nunca tentou nada. Outra coisa legal é que suas ações devem falar mais alto de você sobre qualquer outra coisa. Por isso coloquei que você deve ser conhecido pelo que faz, porque suas atitudes falam muito de você. Então meu amigo, minha amiga, vá em busca de novas experiências para ser conhecido por fazer algo.
 
Persiga a excelência e não invente desculpas esfarrapadas. 
 
Muitas pessoas inventam milhares de desculpas para dizer que não conseguem fazer nada. Inventam desculpas de que não tem condições, não tem tempo, não tem capacidade, não tem ferramentas e por ai vai. Todos sabemos que quando alguém deseja algo de verdade, quando este quer mesmo, vai em busca do seu sonho, independente de suas situações ou não. Tenho uma experiência particular para deixar pra vocês. Eu não tinha condições de fazer um curso superior e busquei formas de como realizar meu sonho. Como sou um cara teimoso, consegui achar aquilo que busquei. Fiz o curso inteiro com bolsa de 100% e não paguei nada. Porque? Porque persegui até encontrar a excelência. Não inventei desculpas e tampouco fiquei me lamentando por não tem condições.  
 
Pense: que áreas da minha vida estou deixando de dar atenção e fazendo apenas o que “está ao meu alcance”? Responde isso pra si mesmo.
 
Em que áreas me acomodei? Na escola? Com minhas notas? Na igreja, com meu nível de comunicação com Deus? Responda pra si mesmo e depois de encontrar a resposta, trace um plano de ação para buscar a excelência e fazer além da média.
 
 
- Adriel Lemos

veja também