Por que os homens fogem de Deus?

Por que os homens fogem de Deus?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:32

Coluna Belmiro Inácio da Silva

Por que os homens fogem de Deus?

Muitas pessoas crêem em Deus. De certa forma é fácil crer nele, basta olharmos o mundo à nossa volta e logo seremos remetidos à idéia de um criador. Toda beleza, riqueza de cores e perfumes que existem na natureza dificilmente poderiam ser obra do acaso, resultado de uma explosão.  A organização da natureza e sua diversidade também dificultam uma explicação de uma origem que não envolva sabedoria e inteligência.  E, por cima de tudo isso, temos o homem, uma criatura de extrema complexidade, que possui um mundo em si mesmo. Capaz de emoções múltiplas e dotado de capacidades exclusivas, o homem pode sonhar, planejar, criar e desenvolver a si mesmo e ao mundo em que vive. Tudo isso só pode ser obra de Deus.

Ao pensar nisso uma pergunta me vem à cabeça: Se os homens acreditam facilmente em Deus por que rejeitam a idéia de viver e relacionar-se com  Ele? Por que os homens fogem de Deus?

Alguém poderia responder que a causa desta fuga é a mesma que fez Adão esconder-se no Éden ? o pecado. Ele envergonha e diminui o homem, mesmo que ele não perceba isso, e o afasta de Deus tanto quanto o norte dista do sul.  O pecado é como uma mancha que o homem tenta esconder, mas da qual não se pode limpar.

O pecado transformou o homem criado por Deus em uma sombra dele mesmo. E, porque se sentem nesta condição, os homens procuram evitar todo e qualquer contato com Deus. Alguns deixam de ir à Igreja ou simplesmente param de orar. Não olham mais os céus com adoração e nem reconhecem mais o som da voz de Deus. São como a luz do sol que declina ao final do dia.

Libertar-se desta situação é a árdua tarefa que homens empreendem, sempre sem sucesso completo. A razão é simples: Deus é quem se responsabiliza por esta tarefa. Assim como o homem é criação de Deus, tendo caído, é por Deus que será restaurado à sua condição original. O homem não pode a si mesmo levantar, mas precisa ser levantado.

Os homens fogem de Deus porque possuem uma idéia errada do que seja Deus. Eles o reconhecem como o dono do mundo ? até existe esta frase espalhada por aí. Os homens confundem Deus com a maioria dos donos de propriedades e de pessoas que há por aí e que quase sempre são tão exigentes, querendo tudo para ontem sem nada dar para o amanhã. Os homens cuidam ser Deus como eles o são.

Os homens fogem de Deus porque não sabem como é adorável e amorosa a sua companhia. Ignoram quão revigorantes são os seus cuidados e as suas palavras. Desconhecem que seus mandamentos são para vida e não para a servidão, expressando todo o amor e compaixão que ele possui para com os homens. Os homens fogem de Deus porque não amam e acham que Deus não deve amar também.

Os homens desconhecem que em Jesus está a resposta de Deus para o pecado do mundo. Nele e na sua cruz está a fonte de liberdade do pecado e de seus efeitos destruidores. Em sua ressurreição está a resposta para a redenção e restauração do homem. Se os homens pudessem perceber o amor que Deus demonstra ao morrer por nós sendo nós ainda pecadores, dificilmente eles fugiram dele.

Jesus tentou mudar a idéia que os homens possuem de Deus, ensinando que ele é apenas um Pai amoroso que aguarda a volta do seu filho pródigo para festejar o retorno. Ele é o pastor de ovelhas que sai em busca da desgarrada e se alegra quando ela é encontrada. É a mulher que varre a casa toda em busca de uma pequena moeda sumida e que comemora ao encontrá-la novamente.  

Jesus tentou ensinar uma única coisa: que Deus está atrás do homem. Pena que este, ignorando todo o amor de Deus, continue a fugir dele.

Belmiro Inácio da Silva é pastor, Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini.         

 

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições