São Paulo: Cidade cujos caminhos nos convidam a pensar em Deus

São Paulo: Cidade cujos caminhos nos convidam a pensar em Deus

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:28

No próximo dia 25 de janeiro de 2010, a cidade de São Paulo estará completando o seu aniversário de 456 anos. E, para comemorar esta data, em vez de falar, por exemplo, sobre a importância cultural, gastronômica, política e econômica da cidade, resolvi ressaltar outro importante aspecto da nossa metrópole que, segundo vejo, passa totalmente despercebido diante dos olhares da grande maioria dos paulistanos e paulistanas. Estou me referindo à forte característica bíblico-religiosa existente por trás de muitos dos endereços da nossa abençoada "terra da garoa".

Como se já não bastasse o fato da cidade ter o privilégio de poder ostentar o nome do grande sistematizador da fé cristã, o apóstolo Paulo, muitas de suas ruas, travessas e avenidas também trazem consigo nomes que lembram alguns lugares e personagens da Bíblia, bem como, o conteúdo da fé cristã. E, se palmilharmos por alguns caminhos desta megalópole, ficaremos simplesmente surpresos por ver os itinerários que ela nos reserva. Porém, antes da nossa caminhada, duas observações se fazem necessárias. Primeira, todos os nomes de logradouros que forem citados a seguir, além dos seus respectivos bairros entre parênteses, são reais! Segunda, os endereços estão agrupados de acordo com as regiões da cidade nas quais se encontram. Bem, depois destes esclarecimentos, comecemos então o nosso "passeio temático", ou seja, o nosso tour bíblico-religioso por São Paulo.

ZONA NORTE

Ao andar pela zona norte da capital paulista você poderá se deparar com locais tais como: Rua Eva, Rua das Promessas e Travessa Eternidade (Vila Medeiros); Praça Cruz da Esperança e Rua Galiléia (Casa Verde); Rua do Mestre (Brasilândia); Rua Éfeso (Vila Maria) e Rua do Perdão (Freguesia do Ó).

ZONA SUL

Depois, ao se dirigir à zona sul de São Paulo, você pode se defrontar com as seguintes localidades: Rua do Livramento, Rua Santa Cruz, Praça Dia do Senhor e Rua do Paraíso (Vila Mariana); Rua Árvore da Vida e Rua Jesus Cristo (Capão Redondo); Rua da Paz, Rua Verbo Divino e Rua dos Milagres (Santo Amaro); Avenida Divino Salvador e Rua do Céu (Jabaquara); Rua do Eterno e Travessa Lágrimas de Cristo (Grajaú); Rua Viagem ao Céu (Sacomã); Travessa Comunhão (Campo Belo); Rua Atenas (Jardim Paulista) e Rua Discípulos de Emaús (Cidade Dutra).

ZONA LESTE

Já indo em direção à zona leste da capital, você poderá "esbarrar" nos seguintes endereços: Avenida Mar Vermelho (Cidade Líder); Praça da Bíblia (Vila Matilde); Rua Timóteo (São Mateus); Rua Paixão e Fé (Vila Jacuí); Rua Adoração dos Magos (Penha); Rua Bom Jesus (Água Rasa); Rua Santo Cristo e Travessa Profeta Naum (São Miguel); Rua Assembléia de Deus e Rua Pentecostes (Vila Prudente); Rua Ascensão, Rua Nova Jerusalém,  Avenida Dalila  e Avenida Dedo de Deus (Tatuapé); Rua Profeta Jeremias, Rua Rei Davi, Travessa Pão e Vinho e Travessa Mar Morto (Jardim Iguatemi); Rua Apóstolo André, Rua Apóstolo Bartolomeu, Rua Apóstolo Filipe, Rua Apóstolo João, Rua Apóstolo Judas Tadeu, Rua Apóstolo Mateus, Rua Apóstolo Simão Pedro, Rua Apóstolo Tiago Maior, Rua Apóstolo Tiago Menor, Rua Apóstolo Tomé, Rua Doze Apóstolos e Rua dos Salmos (Cidade Tiradentes);  Rua Apóstolo Simão Cananeu e Rua da Fé (Guaianazes) e Rua Criador (Itaquera).

ZONA OESTE

Além disso, se você andar pelos lados da zona oeste de São Paulo, você poderá "dar de cara" com os seguintes locais: Avenida Cristo Rei (Pirituba); Rua Éden e Rua Corinto (Butantã) e Praça da Ressurreição (Vila Sonia).

ZONA CENTRAL

Finalmente, se você se dirigir à zona central da capital paulista, você irá encontrar os seguintes endereços: Rua da Glória e Rua Espírito Santo (Liberdade); Rua da Consolação e Largo da Misericórdia (Centro) e Rua da Graça (Bom Retiro).

Estes exemplos de endereços reais que foram citados servem para nos mostrar que, São Paulo, além de ser a cidade onde se trabalha muito (como é conhecida), também é a cidade que respira, inspira e transpira religiosidade e fé cristã!

Aliás, através de alguns desses endereços que acabamos de ver, São Paulo nos oferece o itinerário completo que nos conduz à salvação. Se você duvida, então dê só uma olhada nisso.

Primeiro, entre na "Rua Viagem ao Céu". Depois, vire à direita na "Rua do Mestre". Esta rua tem a sua continuação com outro nome: "Rua Jesus Cristo". Depois, se ajoelhe diante da "Rua Santa Cruz", a qual desemboca na "Rua do Perdão" e é paralela à "Rua do Livramento". Não se preocupe, porque esta rua é totalmente segura. A seguir, você verá uma bifurcação. À sua esquerda estará a "Travessa Mar Morto" e à sua direita a "Rua da Fé". Entre nessa rua à direita, que cruza a "Rua da Graça" e a "Rua Espírito Santo". Esta rua te fará chegar à "Rua do Paraíso" e à "Rua do Céu", sendo que ambas te levarão a um mesmo endereço, uma rua extremamente íngreme, chamada "Rua Criador".

Ora, Àquele que é Poderoso para nos conduzir até a presença do Pai, sejam o louvor e a glória para sempre! Carlos Augusto Vailatti é Bacharel em Teologia pelo IBES - Instituto Betel de Ensino Superior (SP) e Mestre em Teologia (Th.M.), com especialização em Teologia Bíblica, pelo STSC - Seminário Teológico Servo de Cristo (SP). Além disso, é também professor de diversas disciplinas bíblico-teológicas. É casado com Noeli Guimarães Vailatti.

Contato:

Blog: blogdovailatti.blogspot.com

Email: [email protected]

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições