Cristianismo em Crise

Cristianismo em Crise

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Queridos amigos que navegam pelo Portal Guia-me, meu objetivo é partilhar com vocês um pouco das minhas várias experiências missionárias. Porém, antes de viajarmos pelas trilhas dessas aventuras transculturais desejo iniciar uma reflexão sobre a igreja cristã e seus muitos desafios.

A igreja nesta era pós-moderna tem sido levada a refletir mais profundamente sobre espiritualidade, fé cristã e ética. Algumas têm cumprido bem o seu papel; já outras, na necessidade de sobreviver, abrem mão de valores cristãos fundamentais, a fim de suprir uma necessidade de caráter meramente horizontal, comprometendo amargamente sua relação com Deus.

Temos observado a existência de um "câncer" devorando a igreja de Cristo na Terra. Se este mal não for removido imediatamente, as conseqüências serão dramáticas. Vários líderes de grande influência estão utilizando de importantes veículos de informação como rádio, televisão, internet, livros e DVDs  para desvirtuar a palavra de Deus e fomentar a introdução de doutrinas que trazem confusão e instabilidade espiritual.

O que me deixa animado é saber que esta doença, apesar de gravíssima, tem cura. Pretendo com os artigos que publicarei neste portal não apenas expor falhas, mas indicar soluções para restauração do verdadeiro cristianismo.

Querido internauta que navega no Portal Guiame, sinto que temos a necessidade de uma macromudança em caráter emergencial na igreja da atualidade. Se quisermos evitar um drástico problema de desestabilização na fé e na espiritualidade dos crentes, precisamos mudar nossa percepção e também nossas perspectivas.

Dói na alma saber que, nos últimos anos, multidões de cristãos têm assumido posições absolutamente distorcidas sobre o que é ser cristão. Multidões estão sendo ludibriadas por um evangelho de ganância e se firmam em doutrinas que sem dúvida nenhuma tem sua origem no misticismo. Tiram proveito de verdades eternas, que de forma distorcida se anexam numa mitologia altamente perversa e atendem a interesses meramente capitalistas, levando o cristianismo a um despencamento numa velocidade assustadora, provocando uma crise de impactos nunca vista antes.

Nosso olhar deve ser restaurado com um evangelho mais curador e menos triunfalista, nossos olhos devem se abrir para a verdadeira e mais importante prioridade: "Ide a todo o mundo e pregai  o evangelho...", um evangelho puro, limpo, ético e autêntico em todas as suas dimensões. Um evangelho que não esteja banalizado pela crise do "ter", mas um evangelho que nos leve a experiência do "ser": filho, servo, herdeiro e discípulo de Cristo Jesus.

César Brazil é bispo, missionário, escritor e palestrante. Em missões, já viajou diversos países do Oeste da África e também da Europa. Lecionou sobre Serviço Social na Fatap (Faculdade Teológica Adventista da Promessa).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições