Discipulado - Além de uma geração de Samuel

Discipulado - Além de uma geração de Samuel

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:32

Discipulado - Além de uma geração de Samuel

Uma das músicas mais cantadas nestes últimos tempos lembra o profeta/juiz de Israel: "a geração de Samuel está se levantando... geração que depõe Saul, que unge Davi", etc.

Mas me vem um motivo para ser diferente de Samuel - ele não discipulou os seus filhos, que foram vergonha e fim do seu ministério (confira:1. Sm.8).

Deus permitiu a Saul reinar, depois escolheu Davi. Por que é Deus e sua vontade é soberana. Mas outro motivo pelo qual Deus escolheu Davi, é que na família de Samuel, não encontrou uma pessoa discipulada, preparada para continuar seu ministério.

É na trilha do discipulado que vamos caminhar. É um dos propósitos da igreja que mais temos faltado, no templo e em casa. É o motivo de não termos liderança para ministérios, de não termos bons nomes para cargos públicos, de percebermos pouca inclinação para o ministério pastoral, etc. Falta um discipulado que nos leve a um compromisso com o Senhor e que faça a diferença.

Samuel livrou Israel dos filisteus, julgou com integridade. Faltou-lhe preocupar-se com discipulado em seu pequeno grupo. Por incrível que pareça, ele foi discipulado por Eli, que também não realizou este ministério dentro de sua casa. Vamos além de Samuel? Uma vida para a glória do Senhor desde a meninice, como Samuel, sem nunca desviar. Mas gastando tempo em relacionamentos que provoquem outros a terem experiência com Deus, para continuidade do ministério, diferente de Samuel? Semelhantes a Jesus, levando outros a se parecerem com Ele. Nosso Desafio começa em casa.      

Cleydemir Santos é pastor, psicólogo e teólogo em Minas Gerais. Trabalha com uma abordagem sistêmica, psicodramática, no atendimento de adultos e crianças.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições