Banda larga

Banda larga

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:24

No title Há algumas semanas, o presidente Lula afirmou que é interesse do atual governo "ressuscitar" a Telebrás, estatal que cuidava das telecomunicações no Brasil. Lembro-me que no início da década de 80, adquiri meu primeiro telefone fixo, nessa época, era um patrimônio importante para o futuro casamento. Foram anos para que a linha fosse instalada; a aquisição do direito de utilização do telefone, me fez "sócio" da Telebrás. Com o passar do tempo, vendi as ações correspondentes à linha adquirida. Até pouco tempo, estas ações valiam quase nada. Mas, o comentário do presidente fez surgir uma grande especulação na Bolsa de Valores. O governo está trabalhando num Plano Nacional de Banda Larga com objetivo de universalizar o acesso rápido à internet no país. As ações da Telebrás têm exibido forte valorização na Bovespa diante da expectativa de que a empresa será o braço estatal desta iniciativa.

Existem estudos afirmando que o uso de banda larga no mundo vai passar de 1 bilhão de assinantes em 2013. Resumidamente, o termo "banda larga" é a definição dada à capacidade de transmissão de sinal que é superior a conexão através das linhas telefônicas convencionais = "internet discada". Comecei a trabalhar em computadores em 1986 e adquiri meu primeiro PC em 1997. Meus contemporâneos, certamente, se lembram daquele "barulhinho" característico da tentativa em acessar a internet discada na década de 90. Como era difícil "navegar na rede"! Fazer um "download" exigia muita paciência. Não poder ficar conectado porque alguém da família precisava usar o telefone, era muito comum. Por tudo isso, gosto da iniciativa do atual governo. Banda larga para todo mundo!

Atento a isso, pensei que nossa espiritualidade (conexão transcendental) pode ser comparada com a conexão na internet. Tem gente que nem computador tem! Outros, tentam se conectar, ainda hoje, de forma "discada". Existem aqueles, eu faço parte destes, que estão sempre conectados. Com o avanço da tecnologia (Wi-Fi, 3G, etc) vivemos linkados: computador, note, smart, celular etc. Em qualquer lugar, a qualquer hora, temos sinal que nos mantém conectados. Assim, a vida fica mais fácil; notícias, negócios, relacionamentos, presentes, transferência de dados, conhecimento e emoções. O acesso a tudo isso, de forma imediata, torna as coisas mais práticas e tranquilas, ou seja, a vida fica melhor.

Comparativamente, é como se Jesus Cristo fosse o nosso provedor de internet (banda larguíssima), por meio dEle, nos ligamos na Rede Mundial, nosso Deus e Pai Amoroso. Nesta linha de raciocínio, para termos acesso garantido e eficiente, a conexão se dá por meio do sinal (Wi-Fi, 3G), que pode ser ilustrado pelo Espírito Santo. Portanto, convém algumas perguntas: Você tem se conectado? Da mesma forma que existem muitos vivendo sem os benefícios diretos da informática por nem terem um computador básico; uma boa parte da população vive sem as bênçãos diretas de Deus, fruto de um relacionamento pessoal com Ele. Quando digo bênçãos diretas, é porque entendo que todos somos abençoados constantemente – "o sol nasce para todos...", assim, todos, de forma indireta, recebemos os benefícios do avanço tecnológico.

Buscando tal conexão, que tipo de acesso tem sido o seu? Discado ou banda larga? Creio que o estilo de vida mais apropriado é o de conexão (oração) ininterrupta com Deus. O apóstolo Paulo afirmou que deveríamos orar constantemente (I Ts. 5:17). Quando vivemos um relacionamento intenso com Deus, por intermédio de Jesus Cristo, a transmissão de dados de lá para cá é instantânea. Pense nisso: às vezes, estamos precisando que Deus nos faça um download, um milagre, uma resposta rápida, mas nossa conexão é "discada"! Para obter velocidade acima da "discada", tem-se obrigatoriamente de optar por uma outra maneira de conexão do computador com o provedor. Jesus Cristo é o que todo "internauta" precisa! Vamos navegar???

Edinei Beteli Reolon é pastor titular da Igreja Metodista Central em Goiânia (GO), superintendente Distrital de Goiás. Bacharel em Teologia (UMESP) e Administração de Empresas (PUCC). Pós-Graduado em "Especialização em Aconselhamento Pastoral" (UMESP).  

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições