Por que levantamos as mãos na adoração?

Por que levantamos as mãos na adoração?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:32

Por que levantamos as mãos na adoração?

1 Timóteo 2:8  

"Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade".

Levantar mãos santas é o símbolo ou ato da verdadeira adoração na nova aliança. Durante muitos anos eu levantei minhas mãos no momento da adoração. Mas sem a revelação ou sem o conhecimento real deste ato.

Eu fazia por que via as outras pessoas fazerem. Então me perguntei: "Por que eu levanto minhas mãos na adoração?". "Por que as pessoas estão levantando suas mãos na adoração?" A partir deste ponto, comecei uma grande busca na palavra de Deus a respeito deste assunto. E para minha grande surpresa e decepção, vi o quanto perdi nos momentos de adoração, por causa da ausência do pleno conhecimento da verdade.

Um dia, quando eu estava estudando a respeito da adoração na nova aliança, o Espírito do Senhor falou ao meu coração: "Você sabe o que é religiosidade?" Naquele tempo eu realmente não sabia a definição plena desta palavra. Mas o Senhor me ensinou dizendo: "religiosidade é tudo aquilo que fazem no meu nome ou para mim, repetidas vezes, sem revelação, propósito ou conhecimento". Isto está de acordo com Oséias 4:6 "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento". Tudo que fazemos para o Senhor, sem saber o porquê estamos fazendo, é religiosidade.

 Vemos, porém em 1Timóteo 2:8, Paulo exortando a Igreja de Cristo a orar em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade. É interessante que a palavra oração aqui neste texto, não está apenas no contexto de "pedir". Mas principalmente num contexto de adoração. A verdadeira adoração é o nível mais alto da oração.

O que é oração? Oração é comunhão. É um tempo de intimidade com Deus. É um diálogo reverente entre Deus e o homem. E o que é Adoração? É tudo o que oração é, com muito mais profundidade.

Levantar as mãos na adoração é semelhante a uma criança diante do Pai, querendo o seu colo e o seu amor.

Quando meus filhos chegavam diante mim, às vezes nem falavam nada, e levantavam as mãos para mim, eu entendia que elas queriam meu amor e comunhão.

Assim é o nosso Pai celeste. Quando estamos diante dele na adoração e levantamos nossas mãos, percebemos sua graça e seu amor nos envolvendo.

Eliezer Rodrigues

é pastor,   professor do Rhema Brasil, escritor, compositor, cantor e produtor musical. Foi vocalista da Banda Canal e tem várias composições gravadas por cantores e bandas, como Soraya Moraes, Marco Aurélio, Danny Berrios, Banda Canal, entre outros. É autor dos livros "Vencendo os inimigos da fé" e "Descobrindo o poder das palavras".  

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições