O Caminho a verdade e a vida

O Caminho a verdade e a vida

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Todo ser humano para ser completamente feliz deve, necessariamente, conhecer a Verdade, ter a certeza de que está no Caminho certo e a convicção de que está vivendo a Vida que vence a morte. Ou seja, viver Cristo Jesus. Paulo, por ter essa felicidade completa consigo, dizia: ''já estou crucificado com Cristo: e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim: e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim'' (Gl 2:20). Isso fala de uma comunhão pessoal, sincera e profunda com o seu Senhor. Uma vida totalmente dependente.

Para ter uma vida semelhante à de Paulo, é necessário fé. Não uma fé só de palavras, onde o ''profeta'' escreve muitas coisas boas, exortativas, morais, éticas e, no entanto, está vivendo uma vida pecaminosa. Esses profetas da atualidade descobriram que o tempo é propício para se falar em juízo e que o povo gosta disso. É o momento mais apropriado, na história da humanidade para os falsos profetas pegarem carona na Palavra de Deus.

Ora, meus amados irmãos, o que estão escrevendo, tirando a parte rançosa do homem, o que fica é deglutível como o mel, posto ser a Palavra de Deus. Nunca, em tempo algum, a expressão popular evangélica ''eu sei comer peixe'' teve tanta eficácia. Hoje os cristãos precisam estar atentos e vigilantes acerca daquilo que estão lendo e ouvindo. Tanto os escritores como os oradores são muito habilidosos e já sabem o que o povo gosta de ler e de ouvir. Como precisam mostrar para o povo que estão ativos, ligados, eles garimpam os escândalos atuais e recheiam com a Palavra de Deus, mesmo que não vivam essa Palavra. É uma forma sutil de blefar para os crentes. No entanto, meus amados, nós não devemos aceitar o profeta como se aceita a Palavra. Um profeta reprovado pode falar tanto uma verdade, como uma meia verdade ou uma mentira, assim como é a sua vida. Jesus alertou a Igreja acerca do engano (Mt 24:4). Como agir diante dessa situação? Em que eu devo crer? Como discernir a mensagem? Ora, a própria Palavra nos deixa alerta. Para isso eu preciso estar no Caminho, conhecer a Verdade e viver a Vida. Jesus diz que para que haja libertação é necessário conhecer a verdade (João 8:32). Não basta conhecer a Palavra. Muitos estudam a Bíblia para melhor enganarem os crentes. Alguns líderes utilizam as Escrituras de forma radical, sem brandura de espírito, para encobrir os seus maus caminhos. Usam chavões éticos, morais e evangelísticos, para impressionarem os leitores e/ou ouvintes. No entanto, não passam de sepulcros caiados.

Meus irmãos, sei que falar essas coisas causa constrangimentos. Alguns podem até dizer: o que tem isso a ver com missões? Muito bem! Vou concluir com uma pequena história: Por misericórdia de Deus, este ano, fui pregar em um Congresso de Missões fora do Ceará, onde estavam reunidas mais de dez mil pessoas. Uma maravilha!  Ali já se encontravam o Pastor Gilvan Rodrigues, Pastor Júnior e a cantora Valquíria.  Conversando com um importante irmão daquela Convenção, perguntei-lhe porque alguns pregadores de renome, esses que sempre estão em evidência nos grandes Congressos de Missões das nossas Assembleias de Deus, não estavam lá. Ele me confidenciou que um dos grandes avivalistas, o qual consultei o nome, havia sido um dos pregadores no ano passado e que, um dia após pregar uma mensagem poderosa naquele Congresso, foi flagrado no seu quarto de hotel com a filha de um Presbítero daquela igreja. Ao chegar a Fortaleza, eu soube que esse mesmo pregador adúltero havia sido convidado para ministrar em um dos Congressos em nosso Estado. Imediatamente compartilhei o que sabia, evitando, assim, que fomentássemos a operação do erro (2 Ts 2:11). Misericórdia!

Fica o nosso alerta. Antes de convidarem alguém de fora para ministrar nas nossas igrejas, em Congressos de Missões, vamos compartilhar com a Semadec. Dada as nossas atividades e relacionamentos com quase todo o Brasil, nesse mister, o Senhor tem nos dado uma experiência para saber o que é melhor para o nosso povo.

Estai de sobreaviso. Acautelai-vos! Jesus está voltando! O verdadeiro salvo nunca sai do Caminho, anda abraçado com a Verdade e vive a Vida de Cristo Jesus, nosso Senhor e Deus.

Francisco Paixão Bezerra Cordeiro é pastor da Igreja Assembleia de Deus do Edson Queiroz, em Fortaleza (CE) e presidente da ORMECE (Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições