De agora em diante

De agora em diante

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:24

"Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?" Mat 6:25

Uma característica bem frequente de pessoas em posição de comando é a preocupação. Somente o arrependimento por más decisões tomadas anteriormente parece ser um forte concorrente. A preocupação algema as pessoas ao futuro, do mesmo modo que o arrependimento as prende ao passado. Preso assim, ninguém pode liderar.

A liderança acontece no presente. Jesus expressou isso em uma ordem "Não se preocupem", e corroborou dizendo que aquilo que temos no presente (a vida, o corpo) é mais importante do que aquilo que gostaríamos de ter - nossa preocupação. Esse é um mandamento tão difícil de atender que não queremos incluí-lo entre outros pecados como o roubo ou o adultério.

Precisamos de um sinal que nos lembre de nos mantermos no presente, livres das tentações de preocupação e arrependimento que escravizam ao futuro e ao passado, nos impedindo de liderar. No cotidiano, vejo que o sinal de trânsito nos mantém no presente. Precisamos enxergar um sinal assim enquanto dirigimos uma organização, enquanto lideramos outros na evangelização.

Sinal verde - Quais são as coisas que estamos fazendo e que sinalizam que devem ser continuadas, aceleradas? Levar coisas que estão funcionando à produção em escala é uma decisão que não devemos adiar, senão perdemos as oportunidades.

Sinal amarelo - Que assuntos estão pedindo nossa atenção porque prenunciam mudanças iminentes? É preciso dar imediata atenção a elas para não ser pego de surpresa.

Sinal vermelho - Quais ações estão produzindo maus resultados e precisam ser paradas? É preciso agir no presente, imediatamente, antes que o prejuízo cresça e destrua o que estamos fazendo.

Se você se deixar prender ao futuro ou ao passado, deixará de ser um líder. Olhe para tudo o que está sob sua responsabilidade e veja que luz trazem, que sinal emitem, atenda isso no presente. Você sabe os riscos que traz desatender um sinal de trânsito - imagine que prejuízos há em atrasar-se em responder aos sinais das situações de liderança.

José Bernardo , 46, casado com Vasti e pai de João Marcos e Isabella, é pastor, escritor e conferencista. Depois de uma significativa carreira em marketing, e bem sucedido pastorado, fundou, no ano 2.000, a missão AMME Evangelizar, com o propósito de ajudar as igrejas evangélicas brasileiras a cumprir a Grande Comissão. Sob sua liderança a AMME já ajudou mais de 30.000 igrejas a apresentar o Evangelho a mais de 90.000.000 de pessoas e agora avança para os outros países de língua portuguesa. www.evangelizabrasil.com  

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições