Antipatia

Antipatia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:26

A palavra antipatia significa sentimento de repulsa espontânea, aversão. É resultante de uma oposição de sentimentos. O prefixo grego ''anti'' significa contrário, oposto.

A palavra grega ''patos'' quer dizer sentimento, o que se sente, sofre ou experimenta.

Há um tipo de antipatia natural que se pode denominar. Ela é decorrente da ausência de afinidade entre duas ou mais pessoas.

Os gostos e inclinações de uma ou umas, oponham-se aos de outra ou outras e são por isso, antipáticas entre si, mas nem por isso se agridem, quando muito evitam-se mutuamente.

A própria Bíblia diz: ''andarão dois juntos, se não há entre eles acordo''. Não raro, contudo a antipatia se manifesta por uma aversão ou repugnância contra alguém sem motivação evidente e sem aparente possibilidade de explicação racional.

Traduz-se então por um sentimento anti-social, grave e insistente. Cultivar este sentimento sem nenhum interesse em conhecer as suas causas, manifesta-se a antipatia, não por causa de opiniões. Um axioma psicológico diz: a opinião é o mais baixo grau do conhecimento.

Na verdade a qualquer opinião se podem opor outras, de onde houver ausência de verdade em todas elas. Um fato real não admite opiniões a seu respeito.

O indivíduo íntegro, esclarecido, inteligente, não vive de opiniões, mas de fatos. O sol brilha e é um fato que não admite contestações ou opiniões. Diante do fato, não há propriamente aceitação. Deus disse a Moisés: ''Eu sou o que sou''.

Quando encaramos o próximo como um fato e fugimos de tecer considerações e julgamentos a respeito dele não lhe poderemos ter antipatia. É possível que então permaneçamos apáticos, em relação a ele.

Mas se o encararmos com grande interesse, sem nenhum empenho de justificá-lo ou condenar e lhe descobrimos a cor dos olhos e dos cabelos, a sua maneira de andar e assentar-se, de falar e de sorrir de curvar-se diante de uma flor, de uma criança, de um bicho qualquer, de interessar-se, de manifestar enfim a vida atuante que está nele como está em nós mesmos, é mais que provável, é quase certo, não há dúvida nenhuma de que passaremos, a lhe votar profunda simpatia.

A cura para antipatia em relação à outra pessoa é a simpatia em relação a Deus, é o amor a sua palavra que é viva e eficaz.

Quando a antipatia fala e às vezes grita aos nossos ouvidos, é a manifestação do nosso ego, é sinal marcante do nosso distanciamento do Senhor Jesus

Para sua meditação deixo-lhes a palavra: ''Jesus antipatizava o pecado, mas amava o pecador''.

Lincoln Portela é pastor presidente da Igreja Batista Solidária (desde 1992) em Belo Horizonte/MG; Radialista e deputado Federal por Minas Gerais. Apresentador do programa ''30 minutos'' pela Rede Minas de Televisão. Também é casado e pai de dois filhos.

Twitter: @LincolnPortela   

Site oficial  www.lincolnportela.com.br  

Site da IBS http://www.igrejabatistasolidaria.com.br/

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições