Alongando as cordas e firmando as estacas

Alongando as cordas e firmando as estacas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:26

A Palavra de Deus é viva e eficaz, e nos dá todo ensinamento que precisamos para que nossas estacas fiquem firmes e inabaláveis.

Quando as nossas estacas estão firmes, pode vir o vento que for que elas estarão bem alicerçadas, e podem vir os problemas que, ainda assim, nós estaremos firmados na boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

ISAÍAS 54:2 "Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas".

No versículo acima, Deus, através do Profeta Isaías, ordena ao seu povo uma preparação no sentido de criar condições para que Sua Igreja possa crescer, uma vez que o avanço missionário que trará a expansão da Igreja em todo o mundo só será possível mediante a união de três elementos: indo alcançar vidas, orando por todos e apoiando com recursos financeiros.

Os três juntos são indispensáveis para a obra que o Senhor tem para a igreja fazer e eles só dependem de nós.

Vemos que há no texto cinco verbos, no modo imperativo, que traduzem a ordem missionária que o Senhor dá à Igreja: Ampliar; Estender; Impedir; Alongar; e Firmar.

1.  Ampliar o lugar da tua tenda - Aceitar os desafios de Deus, e desenvolver projetos para o crescimento. Para crescer é preciso planejamento e organização. 2.  Estendam-se as cortinas das tuas habitações - Todo crescimento precisa estar debaixo de uma cobertura espiritual! 3.  Não o impeças - Não resistir ao crescimento por orgulho ou medo, baseado em limitações de recursos ou de conhecimentos. Porque o crescimento da obra do Senhor não deve estar fundamentado em habilidades e capacidades humanas; mas sim, debaixo da ação e direção do Espírito Santo de Deus! 4.  Alonga as tuas cordas - As cordas sustentam a tenda, assim como os ministérios à igreja. 5.  Firma bem as estacas - Estacas falam de marcos ou ponto de partida de algo. A história mostra que sempre após um grande evento houve grande transformação de um povo. Como por exemplo: o Movimento "Diretas Já", que entre os últimos meses de 1983 a Abril de 1984, agitou o Brasil com um dos maiores movimentos cívicos de nossa história, esse marco deu impulso à estaca da redemocratização no país. Mas essa é outra história. O profeta Isaías ordena Ampliar a tenda e expandir o raio de ação para crescer em todas as áreas da vida. Ampliar quer dizer crescer. Seja no campo profissional ou pessoal, na área material ou física e principalmente no campo espiritual.

Isso dizer que: Ampliar o lugar da tenda, não é uma opção ou uma alternativa que Deus coloca diante de seus filhos. É uma ordem do Senhor para crescer. AMPLIA!

Ampliar é crescer. E para crescer precisamos romper limites, que muitas vezes são colocados em nossa vida por somos nós mesmos. Então, estes limites devem ser identificados e eliminados, para não impedir o crescimento.

REFLITA: Quais são os limites têm bloqueado ou impedido você de ampliar o lugar de sua tenda?

Estendam-se as cortinas das tuas habitações; seja guiado pelo Espírito Santo de Deus porque chegou o tempo de limites serem quebrados e destruídos a fim de estarmos livres para crescer até o lugar que o Senhor tem para nós.

Sinto forte no meu espírito, a palavra: RELACIONAMENTOS.

Relacionamentos são novas amizades ou amizades antigas, que hoje podem ser um canal para:

Portas serem abertas, principalmente, em outras nações; Para adquirirmos bens e riquezas para darmos apoio à obra do Senhor. Deus não disse: Eu vou ampliar o lugar da tua tenda ou Eu vou estender as cortinas da tua habitação. Não!

Deus disse: amplie e estenda.

Isso quer dizer que nós temos que fazer esse trabalho, nós precisamos alargar as tendas e estender as cortinas. Deus não fará este trabalho por nós.

Deus já fez tudo. Jesus já fez tudo.

Agora é a vez de fazermos a nossa parte com a ajuda do Espírito Santo.

Não O impeças. Ele diz vai e Eu serei contigo (JOSUÉ 1:7 a 9). Se não nos movermos para ir, ainda assim o Senhor continuará conosco, mas não haverá conquista.

Veja meu irmão que as nossas decisões e atitudes são as únicas coisas que podem impedir Deus de agir a nosso favor.

Deus nos deu o poder da decisão, e se não agirmos Ele também não agirá. Por isso Ele diz (ISAÍAS 1:19) "Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra;".

O tempo de Alongar as cordas chegou e na obra do Senhor não há lugar para atitudes estáticas e contemplativas enquanto vidas perdidas passam para a eternidade sem nenhuma esperança.

É tempo de se envolver com os trabalhos da igreja, de se apegar com o pastor, de sonhar os sonhos dele e se apegar com a visão que Deus pôs em seu coração. É preciso caminhar junto com o pastor e com a visão do ministério e mostrar que você esta junto de verdade, não só em palavras.

É preciso fazer todo e qualquer trabalho sem atentar para as críticas ou circunstâncias e sem olhar para as pessoas que podem nos decepcionar e nos fazer desviar do alvo. É preciso firmar o foco e se dedicar sem esperar reconhecimento humano, pois o melhor reconhecimento vem de Deus.

Alongar as cordas, meu irmão, é permitir ser moldado, ser treinado e ter o caráter aperfeiçoado pela Palavra do Senhor.

Veja que Deus diz para: ampliar, para estender, não o impedir e alongar. Mas por que Ele diz para Firmar bem as Estacas e não construir uma profunda fundação para elas?

Porque uma profunda fundação é algo "definitivo". Enquanto as estacas, por mais firmes que estejam, podem ser removidas e alargadas outra vez.

Deus não quer que cresçamos somente uma vez, Ele quer que as nossas conquistas nunca parem, Ele quer que depois de uma grande conquista, que tenhamos sonhos maiores.

E por esse motivo que a Palavra de Deus nos mostra hoje (ISAÍAS 54:3) "... trasbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas." Ou seja, inúmeras bênçãos chegarão a nossa tenda e estas bênçãos serão derramadas sobre a nossa vida e a nossa família com abundancia de dias melhores.

Meu irmão vamos crescer dentro de um projeto de Deus; e não dentro de um projeto pessoal.

Em amor,

Roberto e Eleni

Luiz Roberto e EleniMaciel são diáconos e líderes da Secretaria de Missoes da Igreja Evangélica Verbo da Vida São Paulo - Zona Leste, no bairro de Vila Matilde, liderada pelo pastor Eliezer e Georgia Rodrigues. São formados pelo Seminário Bíblico Verbo da Vida e pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil.  

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições