Dízimos e Ofertas - Parte 5

Dízimos e Ofertas - Parte 5

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Uma das formas de sustentarmos nossa aliança com Deus é amando incondicionalmente.  Quando andamos no Amor de Deus a nossa fé funciona e a prosperidade do Senhor chega para nós. Mas, se o nosso coração não estiver aberto para amar e ofertar, e, egoístas continuarmos a olhar somente para o nosso umbigo sem nos preocupar com nossos irmãos, ou, se continuarmos com problemas nos relacionamentos e fechados em nós mesmos, o Senhor não poderá nos prosperar. Não tem como prosperarmos com uma alma enferma ou com um caráter desajustado.

A Bíblia em GÁLATAS 6:9 e 10 diz: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque, ao seu tempo, ceifaremos; senão, desfalecemos". Esta é a lei da semeadura e da colheita. Deus só dá semente a quem semeia.

Quem desejar ter mais sementes para plantar semeie mais.

A lei da semeadura é plantar e colher, e a lei de Deus é dar e receber. Se esses processos não acontecerem, o resultado será de falta e necessidade. Não tem como colher os resultados desejados se nunca plantamos as sementes do que queremos obter, não é assim que funciona.

A semente só produzirá o seu fruto conforme sua espécie, quando for lançada na terra e plantada. É preciso ter fé para não comer a semente e crer que algum tempo depois ela dará uma quantidade de alimento para um período muito maior, e então iremos comer da semeadura.

Isso deixa claro que a lei da semeadura e a lei da fé caminham juntas,  "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,", EFÉSIOS 3:20.

Entendendo isso, que por meio de nossas ofertas, sejam: voluntárias ou alçadas, ao ofertarmos dinheiro no solo fértil que é a obra do Senhor (na igreja local, na vida do pastor, na vida da esposa do pastor, em missões ou na vida dos ministros e etc.), o Senhor multiplicará nossa colheita numa medida abundante em conformidade com Suas promessas, Jesus disse: "Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando...", LUCAS 6:38.

Outro princípio da lei semeadura é: "Quem semeia vai colher". Semeie amor na sua família, e colherá; dê palavras boas, e colherá. Quem semeia, colhe o fruto da mesma espécie do qual plantou, ou seja, da mesma natureza da semente.

Como vimos em GÁLATAS 6, quem semeia não pode cansar ou desanimar, porque o desânimo afetará a todos: pai, mãe, crianças, deputados, adolescentes, donas de casa, executivos, pastores, irmãos da igreja e etc. Não devemos deixar a dúvida atrapalhar nossa semeadura/colheita, lançando desânimo em nossa mente, crendo que as sementes não plantadas não trazem nenhum benefício ou resultado. É preciso crer que "... os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor", ISAÍAS 55:8.

A oferta como uma semente é lançada com um propósito. Não existe colheita sem semeadura, alguém precisa plantar para poder colher. E, para que haja colheita existem algumas atitudes que precisam ser adotadas para que a colheita seja garantida, a saber:

Direção da terra e o que semear - semear com diversidade - Solo de uma só plantação, monocultura o solo mais rápido, LUCAS 16:10; Preparação da terra, adubar - A terra deve ser preparada de antemão - Deus não está interessado no que é ofertado: se é dinheiro, bens, alimentos, roupas e etc. Deus olha as motivações e as atitudes do coração, LUCAS 21:1 a 4; Semear com qualidade - Semear em boa terra com boa semente, semear uma semente de qualidade,  MATEUS 13:23 a 32, porque iremos colher da mesma natureza da semente - GÁLATAS 6:7 e 8 e PROVÉRBIOS 22:8. Semear com quantidade, com abundância – poucas sementes plantadas, pouca colheita. Pois Deus dá semente a quem semeia - 2ª CORÍNTIOS 9: 6 e 10. Regar - AÇÕES DE GRAÇA - tomando cuidado com a plantação, durante todo o tempo até a colheita, não só no começo; Eliminar ervas daninhas e pragas -  FILIPENSES 3:13 E 13 - Declarando pela fé a Palavra de Deus para a colheita. Quando as ervas daninhas ou as pragas aparecerem não é hora para ir buscar a Palavra. Nessa hora é preciso, com ações correspondentes, por em prática tudo o que se aprendeu, sem recuar, e sem desviar do alvo para eliminar a incredulidade, a dúvida, o medo e a murmuração, que são pragas que danificam a nossa colheita; Momento da Colheita - GENESIS 8:22 e 2ª CORINTIOS 9:10 - Da semente plantada nascem frutos que trazem em si mais sementes para serem plantadas, isso é um circulo sem fim: planta colhe, planta colhe, isso quer dizer, estar sempre investindo; e, E quem dá o crescimento é Deus, 1ª CORÍNTIOS 3:7. MARCOS 6:38 e 41 - "... Quantos pães tendes? Ide ver. E, tendo-se informado, responderam: Cinco pães e dois peixes", "E tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo os olhos ao céu, os abençoou...".

Jesus disse: "Ide ver", ou seja, verifiquem quem tem disposição para ofertar. Jesus não mandou buscar, Ele mandou ver quem tinha o coração desprendido de seus próprios bens para ofertar em favor de outros.

Agora, muita atenção nisso, veja que com a oferta que veio do povo, para alimentar o povo, Jesus abençoou, multiplicou e alimentou aproximadamente 15000 pessoas, e ainda sobraram 12 cestos cheios de pães e peixes. MARCOS 6:43 e 44 "Em seguida, recolheram doze cestos cheios  dos pedaços de pão e de peixe. Ora, os que comeram os pães eram cinco mil homens".

Ofertas determinam o que, e o quanto nós queremos receber, 2ª CORÍNTIOS 9:6 "Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará".

Nossas contribuições devem ser:

Para a obra da igreja local e a disseminação do Evangelho pelo mundo, 1ª CORÍNTIOS 9:4 a 14; FILIPENSES 4:15 a 18; 1ª TIMÓTEO 5:18; Para ajudar aos necessitados, GÁLATAS 2:10; 2ª CORÍNTIOS 8:14 e 9:2; Para acumular tesouros no céu, MATEUS 6:20; LUCAS 6:32 a 35; Para aprender a temer ao Senhor, SALMOS 112:5 e 10; Voluntárias e generosas dadas com alegria e nunca por obrigação, e devem ser proporcionais ao que Deus tem dado 1ª CORÍNTIOS 16:2 e 2ª CORÍNTIOS 8: 3 e 12; e Para Deus a atitude envolvida é muito mais importante do que o valor ofertado LUCAS 21:1 a 4. Dar é uma Lei Espiritual que só funciona quando for acionada, LUCAS 6:38 "Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós".

Esse estudo irá continuar na parte 6...

em amor,   

Roberto e Eleni

Luiz Roberto e EleniMaciel são diáconos e líderes da Secretaria de Missoes da Igreja Evangélica Verbo da Vida São Paulo - Zona Leste, no bairro de Vila Matilde, liderada pelo pastor Eliezer e Georgia Rodrigues. São formados pelo Seminário Bíblico Verbo da Vida e pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições