Cinco promessas de Deus para as situações difíceis

Cinco promessas de Deus para as situações difíceis

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:32

Diz o trecho da Palavra que Elias esteve numa montanha onde pediu a Deus que mandasse fogo diante de milhares de pessoas, o povo inteiro comprovou que Jeová era o único Deus.

Jezabel, a rainha, uma mulher ruim, ficou sabendo o que Elias tinha realizado; sentiu raiva e mandou uma pessoa ao profeta para dizer-lhe: "Amanhã a esta hora vou fazer com você o mesmo que você fez com eles".

Elias entrou num estado de depressão tão grande, que foi ao encontro de seu criado, o liberou e disse que ia se matar, se meteu embaixo de uma árvore e orou a Deus: "Quero-me matar, não sirvo para nada, deixo tudo, quero morrer". O cansaço, o pranto, a dor eram tão grande que adormeceu. Enquanto dormia veio um anjo, tocou-o e disse-lhe: "Levanta e come". Elias acordou, comeu e voltou a dormir. O anjo tocou-o pela segunda vez e disse-lhe: "Levanta e come, pois a caminhada é longa". Elias acordou, comeu, fortaleceu-se e caminhou quarenta dias; chegou a um monte onde se meteu numa gruta, mas Deus o visitou ali e lhe disse:"Saia Elias", e Deus começou a tratá-lo.

Toda batalha não se ganha no campo de batalha senão, primeiro se ganha na mente, nem se perde no campo de batalha, senão na mente. Em teu interior é onde se determinam as maiores vitórias ou as piores derrotas. Se em teu interior estás determinado que vais perder, não há dúvida que assim acontecerá. O que ganha a mente ganha a batalha. Como é que um homem tão poderoso como o profeta Elias ficou com uma depressão tão grande que chegou a pedir a Deus em oração que o matasse? Depressão vem quando acontecem várias coisas simultâneas:

1. Ele viu seu futuro ameaçado: depressão entrou em Elias porque o futuro dele foi ameaçado. Ele era um homem com sonhos, com projetos, mas desistiu de tudo ao saber que Jezabel queria matá-lo. De repente, deixou de ver o futuro de Deus, que para ele já não existia mais. Quando uma pessoa entra em depressão, a primeira coisa que perde é seu futuro: vê tudo negro, "nada vai bem", "tudo vai ser triste", e os sonhos que estavam num dia em seu coração desaparecem. Depressão quer dizer: sem pressão. Quando se perde a pressão, deixas de ver teu futuro de glória, deixas de ter um sonho, a pressão se vai de tua vida e vem a depressão.

2. Quando a fé sai de Deus e vem o medo dos inimigos: isto aconteceu com Elias. Era um homem que tinha muita fé em Deus, mas perdeu a fé em Deus e a transferiu para Jezabel, através do medo, visto que ela dizia que ia matá-lo. Quando você retira tua fé de Deus, vem a depressão, porque as pessoas não podem fazer crescer tua fé. E se a põe no mal, tua fé vai morrer, e se tua fé morrer, vem a depressão. Tua fé não pode ser alimentada pelas pessoas, pelo que elas falaram e nem pelo medo, porque a Bíblia ensina que a fé somente vem por ouvir a Deus.

3. Vem para roubar a paz no melhor momento: quando Elias parecia indestrutível, que ninguém podia tocá-lo, quando tinha feito cair fogo do céu, perde a paz. Quando parecia que tudo estava saindo bem, que a doença não podia tocá-lo também, que a vida econômica não ia cair, de repente, algo mal roubou a paz. A paz é tão importante porque a nível espiritual é uma cobertura para teu coração; quando se tem paz não importam os conflitos que venham, teu coração está protegido; mas quando se perde a paz passa um mosquito e te destrói, porque ficaste sem a cobertura espiritual. Elias entrou em depressão porque perdeu a paz, cedeu seu lugar de autoridade e o inimigo começou a usar o medo e a depressão para derrotá-lo. De repente, um grande homem de Deus encontra-se embaixo de uma árvore desejando morrer. Ninguém deseja morrer, o que queremos é acabar com a situação que nos incomoda, a tristeza e a depressão.

Há pessoas que tem tendência ao sofrimento, gente que foi treinada em sua infância para predispor-se a dor e ao sofrimento. Gente que sempre ouviu: "te parí com dor", "para que você nasceu?", "olha as varizes que tenho", "a felicidade não existe, é um golpe de sorte que às vezes algumas pessoas têm" e outras babujeiras do diabo. Para as pessoas que possuem tendência ao sofrimento tudo é triste. Choram por qualquer coisa: com a novela, nas relações sexuais, quando recebem um simples presente. Por tudo choram! Lê a Bíblia e chora, porque acha que quanto mais choro mais presença de Deus. Em cima de tudo isto ainda tem gente, que se diz mensageiro de Deus e afirma categoricamente: "Deus quer que sofras, sofrimento é a vida cristã", "A vida cristã é uma porta estreita". Mentira! Estreita é a mente deles e comprida a língua do capeta, que diz estas mentiras infernais.

A Palavra fala que a "vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando cada vez mais, até o dia clarear". Cristo identificou-se com o meu e seu sofrimento para que eu e você nos identificássemos com sua vitória. Não tenho que me deprimir com seu sofrimento, a vida cristã é sucesso, bênção e prosperidade. Tem lutas, mas tem vitórias. Revelação é quando Deus imprime uma verdade em nosso espírito e faz luz, é quando nos damos conta, quando lemos algo da Palavra ou escutamos uma mensagem e dizemos: "Ah É assim!". Revelação é algo que estava escondido, mas Deus mostrou a teu espírito e te impactou. Revelação é sempre ao espírito, informação é à mente. Informação é dada, forma-te; revelação transforma-te. Podes ler a Bíblia, ir à igreja toda a vida, estar cheio de informação e nunca ter tido revelação.

O Novo Testamento foi escrito em grego e para o vocábulo "palavra", há dois significados em grego: "Logos", que a palavra escrita, a Bíblia e "Rhema", que é a revelação. Ou seja, podes ler logos e não ter revelação. É como as pessoas que dizem: "Gostei muito da mensagem de hoje". Isso é informação. Escuta logos, mas não recebe rhema. Jesus disse a Satanás: "Sai Satanás, escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" No original, é assim: nem só de pão viverá o homem, mas de toda rhema que sai da boca de Deus. Ou seja, toda palavra escrita que hoje é a Bíblia Sagrada é a revelação de Deus para nós. Paulo diz que a fé vem pelo ouvir e o ouvir palavra de Deus. O que alimenta a fé? Rhema, porque quando se revela uma palavra de Deus, se muda tudo para sempre.

Manoel Vicente Valentim Neto é evangelista, escritor, oficial de engenharia do Exército Brasileiro, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras. É mestre em Aplicações Militares e pós-graduado em Comunicação Social. Também se especializou em Modificabilidade Cognitiva, PEI - Nível I em Jerusalém - Israel. E bacharelando em Teologia e Graduado Nacional em Liderança Avançada pelo Instituto Haggai.

Para saber mais de Valentim e ter acesso aos seus livros, acesse os links abaixo:

- http://manoelvalentim.blogspot.com/

- http://www.gospelradioweb.com.br/abencaodeabraao/

- http://www.gospelradioweb.com.br/fazedoresdossonhos/

- http://www.manoelvalentim.com/

- http://www.prshop.com.br/detalhes.asp?id=166&produto=1395

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições