Os três tempos até a colheita

Os três tempos até a colheita

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Eclesiastes 3

Estamos falando sobre sete ações necessárias no reino da prosperidade. A prosperidade é ser bem sucedido em todas as áreas da sua vida: ter saúde, livramento, paz e santidade, ser liberto do pecado... Há certas ações que fazem com que o reino da prosperidade faça parte da nossa vida. 

 A primeira ação é dar. Dar libera as bênçãos de Deus.

 A segunda ação é trabalhar para canalizar as bênçãos para a sua vida.

 A terceira ação é pensar segundo a sabedoria de Deus. Ao invés de você trabalhar mais pesado, você trabalha de forma mais inteligente.

A quarta ação é confiar. Pode ainda não ser como você pensou que seria, mas você continua firme na Palavra que Deus te deu.

 A quinta ação, sobre a qual falaremos hoje, é esperar. 

 Esperar -  Muitos cristãos têm falhado nessa parte. Falhamos porque não sabemos esperar. Não sabemos o que significa esperar. O que você faz depois de semear a sua semente? Você semeia e crê pela fé que já recebeu. Muitas vezes você olha a tua promessa na Bíblia, você crê nela, mas a sua manifestação ainda não ocorreu. Como devemos lidar com essa situação? Como agir no espaço de tempo entre o "Eu recebo" e o "Aí está a minha vitória"? E aí o inimigo vem e tenta falar conosco: "Sabe, você nunca vai conseguir ter o que deseja".

1- Nós não sabemos esperar no Senhor -  Eu quero lhes ensinar sobre esse processo. O processo de entender o que devemos fazer depois de ter semeado a nossa semente e de ter liberado a nossa fé, contudo, sem que nada tenha ainda acontecido. Não há a manifestação de nada ainda. E a pergunta "Por quê? O que está acontecendo?" vem à sua mente, ou você tenta arranjar um monte de desculpas religiosas para tentar explicar a falta da manifestação das promessas, porque você não entende o motivo de nada estar acontecendo.

 Muitos cristãos viram as costas para Deus nesse momento: "Ah, não aconteceu nada!". Deixa-me te dizer uma coisa: Nunca se ofenda com Deus porque Ele é o único que pode te ajudar! Se você perdeu algo, entenda que foi por causa de Deus que você não perdeu tudo! Muitas pessoas têm essa ousadia de pensarem mal de Deus! Ele não precisa de você para ser quem Ele é, mas você precisa Dele para ser quem você é.

Esperar: um processo, e não um evento. Há um processo pelo qual você precisa passar para ver a manifestação das promessas de Deus na sua vida. (Eclesiastes 3:1-8) Para tudo, há um tempo e uma ocasião certa. Um tempo e uma ocasião certa. Um tempo para a sua promoção, para a sua cura, um tempo para cada propósito debaixo do céu, antes desse tempo, o que está acontecendo é uma preparação, um desenvolvimento, através de tudo o que acontece na sua vida.

Quando o povo estava orando pela libertação de Pedro da prisão, ele já havia sido liberado e estava batendo na porta deles. A menina veio atender a porta, mas eles queriam continuar orando. Eles quiseram continuar orando, quando era o momento de ir lá e atender a porta! O que eles queriam estava batendo na porta deles! Às vezes, nos pegamos fazendo algo, só que não é tempo de estarmos fazendo aquilo. Há um tempo para todas as coisas. Muito cuidado com as suas palavras. Você pode estar murmurando e as suas palavras podem parar a ação que Deus deseja fazer por você. As suas palavras podem impedir o agir de Deus. Não murmure nem reclame. Fecha essa boca!          

2- Há um tempo determinado para todas as coisas - Não se esqueça dessa lei para que você nunca venha se frustrar. Quando as pessoas não conseguem descobrir o quanto de tempo vai levar para que algo aconteça na vida delas, elas se frustram e se sentem tentadas a desistir. Para evitar a frustração e a tentação de desistir, você precisa se lembrar disso: Quando você lida com Deus e a Sua Palavra, há um tempo e uma ocasião certa para todas as coisas. O tempo certo sempre chega. Quando o inimigo quiser te oprimir dizendo que ainda não aconteceu, você precisar saber: "Espere um minuto. O tempo certo ainda não chegou". O problema nunca tem a ver com a promessa, mas com o tempo. Não desista! O melhor ainda está por vir! O seu fim será melhor que o seu começo.

(Marcos 4:26-29) Vamos localizar o processo. O sistema do Reino de Deus opera dessa maneira. É parecido com o sistema de plantio no reino natural. (Verso 26) No sistema do Reino de Deus, existe um homem que lança a semente sobre a terra. Existe um ser humano que lança sementes no solo. É assim o começo do processo. Se um dia você deseja colher algo, o primeiro passo é semear. (Verso 27) Se você faz o que deve fazer, a sua semente germina e cresce. O destino da semente é germinar e crescer. (Verso 28) "A terra por si própria produz o grão". O que vamos ler agora se chama a lei da progressão. Existe uma progressão que acontece uma vez que você planta uma semente: "primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga". Essa é a lei da progressão. É assim que se dá o progresso de uma semente. (Verso 29) Deus quer nos mostrar que, se nós queremos que algo aconteça conosco no Reino de Deus, se nós queremos a manifestação de algo nas nossas vidas, precisamos entender que existe uma progressão para que isso aconteça.         

3- A Palavra de Deus é a sua semente - Você planta a Palavra de Deus no seu coração. Uma vez plantada, ela se manifesta primeiro como talo, depois como espiga, e depois vem a hora da colheita. A maioria dos cristãos desiste no meio dessa progressão, porque pensamos que algo tem que acontecer no dia seguinte em que dissemos: "Eu recebo"; e aí vem a frustração. Somos tentados a virar as costas para Deus.

Se nós entendermos o que devemos fazer durante esse processo de progressão, poderemos chegar até a nossa colheita. Eu quero falar primeiro sobre esses três períodos de tempo: o tempo do talo, o tempo da espiga e o tempo da colheita.         

3.1 O tempo do talo -  Depois que o semeador planta a sua semente, essa semente se torna totalmente fora do seu controle, do seu domínio. Quando você semeia, não está mais debaixo do seu controle a sua semente. Durante um tempo, parece que nada vai acontecer. O campo parece estar tão vazio e já se passou tanto tempo! Durante esse tempo de escassez, é necessário que você tenha paciência. Parece que não tem nada, mas você sabe que plantou algo naquele lugar. Você sabe que a sua semente está lá. Durante o tempo Do talo, a paciência é algo vital para que você tenha sucesso.

Vamos definir o que vem a ser o termo "paciência". O mundo define a "paciência" como "tolerar algo". Mas essa não é a definição que encontramos na Bíblia. A definição bíblica de "paciência" é "manter-se consistentemente o mesmo". Você é o mesmo em relação à sua cura do que era há cinco semanas. Você se mantém o mesmo. Você não pode permitir que o que você ainda não vê no campo mude o que você sabe que será a sua colheita. Você precisa se manter o mesmo. Você precisa empregar a paciência na sua vida durante esse período de tempo.

(Hebreus 6:12) Através da fé e da paciência. É o tempo da seca. É necessário que você tenha paciência com toda a semente que semeia. Quando você vir o talo, não é ainda o tempo da sua colheita. Não se sinta tentado a colher algo nesse momento. (Verso 15) Para obter a promessa, é necessário ter paciência. Sem paciência, você não obtém a promessa. Muitas pessoas não obtêm o que a Bíblia diz, porque elas não têm paciência para se manterem as mesmas. Elas permitem que o diabo mude as suas mentes a respeito do que elas têm acreditado. Você vai receber a promessa, mas é necessário ter paciência.

(Lucas 8:15) Sem paciência, não há fruto. Você precisa se manter o mesmo, ouvir a Palavra, reter a Palavra, com paciência. Há um adversário que deseja roubar a Palavra de você. Você precisa retê-la com paciência para que ela se manifeste.

3.2 O tempo da espiga - A espiga sai e se torna firme e rígida. Essa fase do desenvolvimento parece ser a mais longa para o semeador. Não só parece que demora, mas que a espiga está secando, porque ela adquire uma cor meio marrom, e está dura e rígida. O tempo da espiga. O tempo da espiga separa aqueles que crêem que a Palavra de Deus é a verdade, daqueles que somente esperam que a Palavra Dele seja verdade.

Durante o tempo da espiga, você precisa ter certeza de que tem uma Palavra de Deus. Durante o tempo da espiga, você precisa ter certeza de que está dentro da vontade de Deus. A Palavra de Deus é a vontade de Deus. A vontade de Deus é a Palavra de Deus. Se você não tem a Palavra de Deus, quando chegar à pressão é essa Palavra que te mantém posicionado. Você não pode só achar que Deus falou algo com você; você precisa ter certeza de que Ele falou com você. Você precisa ter certeza de que está onde Deus te mandou estar.

TREMENDO ISSO:   O processo de progressão é interrompido quando você está se movendo pela Palavra errada. Eu não posso tentar ser algo, pela fé, se Deus nunca tencionou que eu me tornasse aquilo. Seja aquilo que Deus quer que você seja, e o problema nunca será o cumprimento da promessa, mas apenas o tempo do cumprimento da promessa. Não esteja fora da vontade de Deus. Se você está fora da vontade de Deus, o tempo do talo nunca acaba.

O tempo da espiga é o momento em que Satanás vem falar com você para tentar te tirar da promessa. A maior arma do diabo é o poder da sugestão. Quando ele sabe que o que você precisa é a sua cura, ele tenta sugerir que você vai morrer! Muitos cristãos desistem durante o tempo da espiga, sem saber que a colheita era o próximo estágio da vida deles. Quando o diabo começar a falar, não se sente para ouvi-lo. Esse é o momento de você falar com ele! Você precisa usar as palavras. As suas palavras vão anular as sugestões de Satanás e vão fazer com que o que você falou se cumpra no mundo espiritual.

Vou ilustrar como isso acontece. Conte de 1 a 10 na sua mente apenas, sem falar nada. (O pastor espera até o número 3). Digam "Aleluia!". O que aconteceu à contagem de vocês? Ela parou. Ela teve que parar para ouvir as palavras que saíram da sua boca. O que você disse capturou aquilo que você estava pensando e o fez parar para ouvir o "Aleluia!" que você disse. Você não combate pensamentos com outros pensamentos. Você combate pensamentos declarando a Palavra de Deus. Siga o exemplo de Jesus. Jesus respondeu a Satanás dizendo: "Está escrito". Se você não sabe o que está escrito, você não pode dizer o que está escrito. A maneira de capturar os pensamentos de Satanás é dizer o que está na Bíblia.

O tempo da espiga. Esse é o momento em que a maioria dos cristãos desiste. Eles dizem que não entendem, que está demorando muito... O trabalho de Satanás é te fazer desistir durante o tempo da espiga. Esse é o momento em que a dor se intensifica. A semente primeiro cresce para dentro do solo, onde ninguém pode ver, e depois para fora, onde todos podem contemplá-la. Parece que não há nada ainda, mas o próximo passo é o tempo da colheita. Não vire as costas para as sementes que você já plantou! Você quer que outro desfrute da sua colheita no seu lugar? Você merece a sua colheita.

3.3 O tempo da colheita - Esse é o terceiro momento. (Gênesis 8:22) O plantio, o TEMPO, e a colheita não cessarão enquanto durar a terra. Ainda dura a terra? Então, a sua colheita está por vir! (Gálatas 6:7) Ninguém aqui quer se deixar enganar, não é? O que isso quer dizer? Não se deixem enganar no que diz respeito a plantar e a colher. Ninguém engana ou zomba de Deus e dos Seus princípios. Deus disse que o que você plantar, você vai semear. Você diz que plantou e que não colheu nada. Deus diz: "Você está se deixando enganar. EU disse que o que você plantar, você vai colher. Eu não vou ser feito de bobo por aqueles que riem de você e das suas promessas. Essas pessoas têm desafiado a MIM. Eu não ligo para o fato de parecer que ainda não há nada. Eu estou te falando a respeito do que eu já disse. Tudo o que eu falo acontece conforme eu digo. Eu disse que o que o homem plantar, ele vai colher. Como você tem a ousadia de me perguntar se tem algo errado? Você está completamente enganado! Eu disse que o que você plantar, você vai colher".

Nós temos sementes no solo. Entenda o que isso significa. Parece que não está funcionando agora, mas você tem sementes no solo. Você pode até se deixar enganar, mas Deus não se deixa! Eu planto e eu colho. Você não vai colher o que eu plantei. Eu plantei. Eu vou colher. Você só colhe se não desanimar. Se você desanimar, você não vai colher.  

Marcus Gregório é pastor, graduado e pós-graduado em Teologia. Empresário, escritor, preletor internacional, consultor financeiro, fundador da 0NG Pró-Viver e Presidente do Conselho de Pastores do Estado do Rio de Janeiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições