Cuidando do Nosso Planeta

Cuidando do Nosso Planeta

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Quando vemos as fotos da última Tsunami na Indonésia imaginamos que nunca iremos presenciar algo daquele tipo. Pensamos que está muito longe de vivermos uma experiência daquela aqui no Brasil, não é? Não! Depende muito de quanto mau ainda faremos ao planeta.

Hoje pela manhã fui surfar e me deparei com uma cena contrastante... era a imagem da lagoa que estou acostumado a ver, com sua vegetação e pássaros, contudo tinha algo bem diferente hoje. A presença dos caminhões e tratores aterrando parte da lagoa me chamou a atenção. Há algumas semanas atrás, iniciaram a duplicação da pista que nos leva as praias do litoral leste, porém o preço está sendo alto demais. Aterrar uma lagoa, um mangue, ou qualquer área dessas é sem dúvida um crime ambiental que merece o mínimo de atenção, por parte das autoridades e principalmente por nós surfistas.

Como muitos de vocês sabem, o surf em Pernambuco perdeu muito com a construção de um complexo portuário que aterrou mangues e mudou a corrente marítima costeira, causando um desequilíbrio ambiental absurdo e consequentemente muitos ataques de tubarões foram registrados.

Onde tudo isso vai parar? Essa pergunta tem resposta e somos nós quem deve buscar a solução de maneira prática fazendo nossa parte, que por pequena que pareça ser faz efeito quando multiplicada. Se cada surfista procurar ser um agente transformador dessa agressão à natureza e defensor das praias e mangues vamos sentir a médio e longo prazo uma repercussão positiva diante de nossos olhos.

É nossa responsabilidade combater esse mal observando nossos próprios hábitos. Você joga o lixo no lixo? Pra onde vai a embalagem da sua parafina? Do biscoito pós surf, do protetor solar que acabou de acabar? Volta para a bolsa? Vai para o lixo mais próximo? Ou vai virar cartão postal nas areias de nossas praias já tão maltratadas? Se ligue na galera em sua barca.

Vamos entrar de cabeça nessa campanha, vamos nos tornar patrulheiros das praias e manguezais, vamos alertar a todos e nunca esmorecer de fazer nossa parte bem feita servindo de exemplo para as novas gerações.

Com certeza Deus irá nos abençoar, veremos nossos filhos reproduzindo esse modelo também e o planeta irá ser poupado de mais agressões.

No princípio Deus criou tudo e disse ao homem: ''Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar''. Gênesis 2.15

Que pena que o homem não tem escutado a voz de Deus! Se você ainda escuta essa voz nos chamado para cultivar e guardar, vamos juntos lutar contra todo tipo de poluição e maus tratos contra nossa grande casa chamada ''Terra''. Não sejamos omissos, a omissão também é um pecado!

Deus nos abençoe em mais essa semana!

Marquito Santos   é formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, membro da Missão Surfistas de Cristo no Brasil, da Missão Internacional de Surfistas de Cristo, pastor e professor dos jovens da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, além de escrever para o site Em Foco Surf.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições