Fugindo do perigo

Fugindo do perigo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Certo fazendeiro andava pelos arredores de sua fazenda, olhando o vai e vem de seus empregados que cumpriam suas tarefas diárias, fazendo com que as estreitas estradas ficassem congestionadas, tal era o movimento de pessoas.

Era mês de colheita de cana-de-açúcar e nesta época do ano multiplicava o número de funcionários e isso dava a idéia de um verdadeiro turbilhão de pessoas que ziguezagueavam pelas picadas do campo, levando nos ombros os feixes de cana que haviam cortado.

Ao observar o movimento deles, o fazendeiro lembrou-se da velha carroça encostada num galpão, que há muito tempo não era usada, e resolveu coloca-la a disposição deste trabalho.

Dirigiu-se até o galpão e fez uma rápida avaliação das condições da carroça e chegou a conclusão que poderia ser usada no transporte da cana.

Então, colocou um anúncio na porta de entrada da fazenda: "Precisa-se de um carroceiro", três jovens da região se apresentaram como candidatos ao cargo de condutor da tal carroça.

O fazendeiro então resolveu submetê-los a um pequeno teste. Fez a eles a seguinte colocação:

- Na minha fazenda existe um tanque muito profundo para criação de peixes, quando vocês estiverem conduzindo a carroça, com certeza passarão por este tanque. A minha pergunte é a seguinte: há que distância da beira do tanque vocês conseguirão passar?

O primeiro candidato a ser interrogado, avaliou a situação e disse que era um bom condutor de carroças e que não teria problema em passar rente ao tanque.

- Acho que eu passaria a uma distância de 20 cm - disse, achando que era uma distância razoável.

O segundo candidato teve um pensamento rápido a cerca da resposta do primeiro e respondeu ao futuro patrão que tinha muita experiência em serviços de transporte em carroças e que devido sua larga experiência seria capaz de passar bem rente ao buraco, talvez a 5 ou 6 cm da sua borda. Imaginando que seria aprovado pelo proprietário, pois sua perícia parecia maior que o primeiro entrevistado, e não deixaria uma margem de aproximação para o terceiro candidato, sabendo que mais próximo que isto, causaria um deslizamento e a carroça fatalmente poderia tombar.

Mas o terceiro candidato surpreendeu a todos com uma reposta bem diferente daquela dada pelos outros dois. Quando interrogado a cerca de que distância passaria do enorme buraco, ele respondeu:

- Olha senhor, eu admiro muito a perícia e a coragem dos meus concorrentes ao passarem bem perto do buraco, porém quero dizer que eu faria tudo que pudesse para evitar o buraco, pois assim não correria nenhum risco de cair dentro dele. Então, acho que procuraria passar a uma distância de dois ou três metros preservando assim minha vida e também a carga de cana que estará sob minha responsabilidade.

Neste momento, o proprietário da fazenda já não tinha nenhuma dúvida de que este último seria seu escolhido, pois ficaria tranqüilo, sabendo que seu funcionário não lhe traria nenhum tipo de problemas nem prejuízos.

Isso se aplica também no mundo espiritual.

Todos nós vivemos rodeados de desafios na vida, e muitas vezes as pessoas caem em desgraça por andarem muito perto dela, imaginando que poderão se garantir sem problemas.

Muitas pessoas perguntam: qual o problema em beber socialmente? Qual o problema em manter uma relação estreita de amizades com pessoas não recomendáveis? E por aí a fora...

O apóstolo Paulo nos faz uma bem elaborada recomendação fugi de toda a aparência do mal ( 1° Tess. 2:22) uma das mais belas descrição do perfil de um homem está no salmo 1 "Bem Aventurado o homem..."

Enfim, quanto mais longe dos perigos, melhores chances de sucesso teremos!

Rafi Dias é pastor e escritor, formado pelo Instituto Teológico Quadrangular.Pastoreia há 26 anos uma Igreja em Joinville (SC). Já escreveu para o Jornal Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e tem dois livros publicados.

Contato: [email protected]

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições