O vinho do Rei

O vinho do Rei

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:24

No livro de  Daniel encontramos a sua própria história e aprendemos muito a respeito dos valores inegociáveis da conduta de quem realmente é comprometido com Deus e com seu Reino.

Ele chegou na Babilônia como um mero escravo, mas sua esperteza e seu conhecimento o levou a galgar posições invejáveis na política daquela nação.

No versículo oito do primeiro capítulo  aprendemos que a nossa vida depende das decisões acertadas ou erradas que tomamos a cada dia, certo filósofo disse uma vez que : " A vida é uma longa e misteriosa estrada e, querendo ou não, teremos de percorrê-la, ou como farrapo vencido , ou como vencedor".

Daniel tinha tudo para ser um jovem sem metas e sem futuro, que projetos tinha um escravo? No entanto, ele era conhecedor do poder e das oportunidades de Deus, e, isso é o diferencial da vida dos homens.

Certa vez eu estava ministrando uma palestra numa escola da minha cidade, e, o assunto era mais ou menos esse, oportunidades e motivação. Ao final da palestra uma moça que estava na classe, e, que todo o tempo sorria zombateiramente daquilo que eu falava, pediu a palavra e me fez algumas indagações:

- Vocês Cristãos sentem dores de barriga? Toda a classe caiu na risada.

- Sim! Sentimos, respondi a ela.

- Vocês passam por problemas financeiros de vez em quando? A segunda pergunta.

- Sim, como todas as pessoas do mundo. Depois de outras duas ou três perguntas, ela tentou me desestabilizar:

- Então qual a diferença entre um Cristão e o não cristão, se todos tem os mesmos problemas?

Respondi a ela: -o que diferencia as pessoas não são os problemas, e sim a forma como elas lidam com eles.

Essa é a grande realidade da vida. Daniel tinha um grande problema, era escravo, mas, tinha um Deus, como em quem resolveu confiar.

Sua vida era servir a Deus, e com isto se cumpria nele o que a bíblia diz no Salmo 1°. ... tornou-se como uma árvore frutífera, tudo que fazia prosperava.

O Rei começou observar Daniel e viu nele um grande potencial, e resolveu investir nele.

Daí pra frente sua história muda e ele cresce naquele lugar, porém nada era mais forte nele que o mover de Deus. Ele não negociava isto. Orar era sua refeição diária.

Certo dia o Rei desejou promover alguns jovens a cargos mais elevados; governadores.

Chamou seus maiorais e ordenou que fosse dado a eles a comida do Rei e o seu vinho. Esse era um momento importante na vida de Daniel, pois aspirava como todos as jovens, as oportunidades oferecidas pelo Rei, porém sabia ele da vida pagã daquele Rei, sabia que sua comida era consagrada a deuses pagãos, e sabia também que a bebida do Rei era servida em cálices santos da sua terra que foram roubados do templo e, que agora eram utilizados em templos pagão nas festas e nas orgias do Rei. E agora o que fazer?

Mas diz em Daniel 1:8, que Daniel assentou no coração não se contaminar com a comida nem com a bebida do Rei. Isso se chama coerência, fidelidade a Deus. Muitas pessoas perdem a graça de Deus, por negociar os valores da fé pelas oportunidades que o mundo oferece, se submetem a mentiras para se darem bem, agem corruptamente como qualquer um em situações que lhes propiciam alguma vantagem, na política negociam acordos em trocas de favores pessoais e por aí vai...ninguém precisa abrir mão das oportunidades, porém não devemos esquecer os valores que nos foram atribuídos por Deus, eles são maiores.

Daniel chegou até ali, pelos seus valores, pela sua relação com Deus, não podia jogar pelo ralo essa parceria. Assentar no coração significa fazer voto, se auto impor a regras que são fundamentais na nossa conduta. Ele queria crescer, mas não renunciaria sua conduta de fidelidade a quem lhe trouxera até ali.

Propôs ao despenseiro do Reino fazer sua própria dieta, comer outra comida e beber água no lugar do vinho do Rei. Fez isso por Deus, fez pela sua consciência e o resultado disto foi uma observação do rei depois de algum tempo quando foi examinar os seus escolhidos

( Daniel 1:18-20) não havia outro que estivesse em melhores condições que Daniel.

Não tenha medo de ser cristão, não venda seus valores por nada deste mundo, pois nada na terra se compara ao valor da sua salvação.

Deus te abençoe.

Rafi Dias é pastor e escritor.

Contato: [email protected]

Acesse: www.rafidias.com.br

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições